A doação de órgãos agora é mais fácil: saiba como
Quem quer ser doador(a) de órgãos pode manifestar o desejo de forma fácil pela internet, por meio da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo). Instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Aedo permite que qualquer pessoa, maior de 18 anos, escolha qual órgão deseja doar: intestino, rim, pulmão, fígado, córnea, coração ou todos. Este procedimento é totalmente digital e gratuito.
Por entender que a ação é sinônimo de esperança e recomeço, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), aderiu à campanha do CNJ: “Um Só Coração: seja vida na vida de alguém”, que objetiva a ampla divulgação da Aedo.
O primeiro passo para fazer a Aedo é preencher o formulário diretamente no site www.aedo.org.br. Na sequência, o tabelião ou tabeliã do cartório de notas escolhido(a) deve agendar uma videoconferência para identificar o(a) interessado(a) e coletar a manifestação de vontade. No último passo acontece a assinatura digital da Aedo, que fica disponível para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.
Havendo qualquer dúvida todos os Tabelionatos de Notas estão disponíveis para prestar esclarecimentos, assim como a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) por meio do Departamento Extrajudicial (
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem atualmente mais de 42 mil pessoas aguardando por um transplante, ou seja, uma fila formada por mães, pais e filhos esperando por uma ligação que pode mudar suas vidas.
Participe dessa mobilização nacional de solidariedade e seja vida na vida de alguém.
Assessoria de Comunicação Institucional