Servidores(as) da Auditoria Interna do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) participaram da terceira edição do Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) este mês. O evento reuniu profissionais de todo o Brasil para discutir temas centrais à função de auditoria interna.
O TJRO apresentou três práticas inovadoras desenvolvidas internamente: a Campanha de Conscientização das Atividades de Auditoria Interna, a Avaliação do Relatório Integrado de Gestão e a Consultoria na Implementação do Sistema de Integridade. As iniciativas buscam a melhoria contínua dos processos de governança e avaliação de controle.
O Fórum abordou temas relevantes, desde a integração de práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) na auditoria interna. Entre os tópicos discutidos, destacaram-se a avaliação da governança e gestão das contratações, a maturidade da auditoria interna, e o uso de ferramentas de IA para aumentar a eficiência e a efetividade das auditorias.
A auditora chefe do TJRO, Simara Jandira, destacou que as ações compartilhadas por todos os tribunais participantes mostraram que a Auditoria Interna do TJRO está alinhada com as melhores práticas nacionais. Já para o assistente técnico Sharlison Fonseca, o destaque do Fórum foi o crescente uso da inteligência artificial pelas auditorias, tanto na gestão quanto na execução de suas funções.
Assessoria de Comunicação Institucional