Curso de mediação da Emeron atende resolução do CNJ
Ocorreu nos dias 5 e 6 de março, no auditório da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), o curso de capacitação em mediação de conflitos para magistrados, conforme Resolução n. 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. O curso, que teve como objetivo estimular a prática de soluções negociadas de conflitos, como forma de reduzir o grau de processos no judiciário. Contou com a participação dos magistrados da capital e interior.
Na abertura, o Diretor da Emeron, desembargador Sansão Batista Saldanha, ressaltou a importância da prática da mediação. Para ele a metodologia do curso é considerada um instrumento de brevidade para resolver as grandes demandas do Judiciário.
O juiz de Direito João Valério Silva Neto, da comarca de Presidente Médici, conceituou a iniciativa como muito interessante, pois com a demanda do Judiciário cada vez mais crescente, a justiça precisa buscar mecanismos de soluções mais rápidas dos conflitos. “O curso foi excelente, porque além de ter a parte teórica teve uma dinâmica, onde foram tratados alguns aspectos práticos da mediação”, explicou.
Para a juíza de Direito Sandra Silvestre, do 3º Juizado Especial Cível da comarca da Capital, a mediação tem um aspecto importante, que é se aprofundar no conflito, abordando o problema como um todo, buscando uma solução efetiva da questão. “É uma questão muito importante para as pessoas, pois elas saem de casa e podem voltar com a questão resolvida, sem precisar retornar de forma continuada ao judiciário, como muitas vezes acontece”, concluiu.
Assessoria de Comunicação Institucional