Comarca de Nova Brasilândia do Oeste divulga campanha “Paz em Casa” com várias ações
Uma semana repleta de atividades para mobilizar a população contra a violência doméstica em Nova Brasilândia do Oeste, a Campanha “Paz em Casa”, encabeçada pelo Supremo Tribunal Federal e abraçada pela Justiça de todo o país, foi aberta na comarca com uma palestra, abordando os temas do protagonismo feminino, o contexto sociocultural da violência contra mulher e a Lei Maria da Penha.
A palestra, realizada no dia 9 de março, na escola Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, foi ministrada pelo psicólogo Anderson Ricardo Martins e assistente social Eliane Basso, do núcleo de apoio psicossocial da comarca e pela advogada Thais Rodrigues Muradás. Além de alunos, participaram do evento profissionais das secretarias municipais de saúde, educação e assistência social; conselheiros tutelares, conselheiros municipais de assistência social e dos direitos da criança e adolescente e policiais. Eles puderam debater temas como a cultura da paz como norteadora de ações humanizadas no combate à violência contra a mulher, as legislações vigentes no Brasil no combate à violência doméstica e familiar, e os aspectos sócio-históricos na evolução ( conquistas ) do gênero feminino enquanto sujeito de direitos.
Ainda fez parte da programação da Semana da Justiça pela Paz em Casa, atividades realizadas nas escolas Alexandre de Gusmão, Rocha Pombo, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e Machado de Assis, abrangendo 570 alunos do ensino fundamental, médio e educação para jovens e adultos.
Nas respectivas entidades de ensino os profissionais do NUPS, com apoio dos professores, desenvolveram atividades com os alunos utilizando recursos de mídia, como pequenos documentários e vídeos, e, ainda, a confecção de cartazes e frases sobre o tema proposto.
Também foi organizado na escola Machado de Assis o concurso de desenhos e redação, além da apresentação de peça teatral pelos alunos enfocando a importância da Lei Maria da Penha.
Já na escola de ensino médio Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, três grupos de alunos elaboraram três revistas virtuais de forma bem criativa e dinâmica e expuseram o trabalho para os demais alunos da referida escola. “As atividades desenvolvidas foram de grande relevância e impacto social, pois foi possível atingir um público de faixas etárias variadas, principalmente crianças e adolescentes em processo de formação de personalidade, além de somar-se ao mote: “Paz em Casa”, do Poder Judiciário do Rondônia para o mês da Mulher”, disse Eliane Basso, assistente social da comarca.
Assessoria de Comunicação Institucional.