Comarcas de Ariquemes e Buritis aderem à campanha Paz em Casa
A mobilização pela Paz em Casa, recomendada pelo Supremo Tribunal Federal, contou com ações pontuais em Ariquemes e Buritis. Conforme ficou acordado, o Tribunal de Justiça de Rondônia orquestrou junto com as unidades do interior a realização de uma semana de audiências concentradas de processos de violência doméstica, ação realizada com sucesso nas comarcas. Só em Ariquemes foram realizadas 26 audiências, com 14 sentenças e 8 medidas protetivas.
De acordo com a juíza Claudia Vieira Maciel de Sousa, além dos julgamentos a estratégia usada na comarca de Ariquemes para conscientizar a população pela cultura de paz nos lares foi a realização de uma palestra sobre a Lei Maria da Penha e suas repercussões. Além do poder Judiciário, por meio da 2ª Vara Criminal e o Núcleo Psicossocial, o evento contou ainda com a participação da Defensoria Pública, Ministério Público, Casa de Apoio Noeli dos Santos e a Faculdade Associada de Ariquemes. Na ocasião foram exibidos vídeos de sensibilização contra a violência doméstica como “Hoje eu recebi Flores” e “Homem não bate”.
Pit Stop
Outra ação que movimentou a comarca foi o pit stop da conscientização pela paz em casa, que teve a participação da Guarda-Mirim e da Guarda Municipal de Ariquemes. Faixas, cartazes e folders foram utilizados para chamar a atenção dos motoristas que passaram em frente ao Fórum da comarca.
Buritis
Em Buritis os servidores literalmente vestiram a camisa pela causa, ou seja, trajaram rosa e branco para lembrar a população do mês da mulher e pedir a paz em casa. Na Comarca foram feitas 12 audiências durante a semana de mobilização, com 10 sentenças e 1 medida protetiva.
Abaixo álbum da comarca de Ariquemes:
Assessoria de Comunicação Institucional