Notícias do TJRO
 
27/03/2015 15:44

Pleno do TJRO aprova Estratégia do Judiciário até 2020

estrategiaEm sessão administrativa realizada esta semana, o Pleno do Tribunal de Justiça aprovou a Resolução nº 3/2015, que define a Estratégia do Poder Judiciário do Estado de Rondônia para o período 2015 e 2020. O documento foi aprovado pelos desembargadores à unanimidade e consiste num conjunto de princípios e metas que norteiam a atuação administrativa e jurisdicional do Poder Judiciário. A Resolução foi publicada no Diário da Justiça de hoje, 27-03-2015.

“Oferecer à sociedade efetivo acesso à Justiça” é a missão do Poder Judiciário de Rondônia. Já a Visão é ser uma instituição acessível, que promova justiça com celeridade, qualidade e transparência. E os “Atributos de valor”: Acessibilidade, ética, imparcialidade, modernidade, probidade e responsabilidade social e ambiental.

Alinhamento

O Poder Judiciário elegeu dez macrodesafios, que são as diretrizes que orientarão o alcance dos resultados que o Poder Judiciário perseguirá até 2020. Estas ações do Judiciário de Rondônia, por sua vez, estão alinhadas à Estratégia Nacional, definida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os macrodesafios da Justiça de Rondônia são: a Garantia aos direitos de cidadania; Celeridade e produtividade na prestação jurisdicional; Combate à corrupção e à improbidade administrativa; Aprimoramento da gestão da justiça criminal; Adoção de soluções alternativas de conflitos; Fortalecimento da governança judiciária; Aperfeiçoamento da comunicação institucional; Fortalecimento da aprendizagem organizacional; Promoção da valorização e humanização da gestão de pessoas; Melhoria na infraestrutura e governança de tecnologia da informação e comunicação; e Aprimoramento da estrutura do Poder Judiciário do Estado de Rondônia - PJRO.

A Resolução nº 3/2015 traz as definições essenciais para a compreensão da Estratégia, elucidando termos de forma a direcionar sua aplicação no escopo institucional a que cada atividade estiver relacionada. Tudo isto será monitorado e avaliado pela Presidência do TJRO, conjuntamente ao Comitê de Planejamento Estratégico e Comitês Orçamentários, assessorados pela Coordenadoria de Planejamento (Coplan), responsáveis por coordenar as atividades de planejamento e gestão da estratégia do Poder Judiciário do Estado de Rondônia.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rowilson Teixeira, a nova Estratégia aprovada pelo TJRO organiza as ações e os grandes desafios da Justiça de forma a incorporar na atividade cotidiana as metas estratégicas que são de responsabilidade de todos os servidores e magistrados. A estratégia é um compromisso com a sociedade e com o futuro da Justiça.

pleno-aprova-est

Estratégia foi aprovada à unanimidade pelos desembargadores, em sessão realizada no último dia 23


Contextualização

O Poder Judiciário de Rondônia já possuía uma estratégia (2010-2018), mas, em função da dinamicidade organizacional, a estratégia do Judiciário Nacional passou por revisão, e, portanto, um redesenho estratégico, o que ocasionou a todos os tribunais do Brasil a necessidade de alinharem suas estratégias. Em Rondônia foi utilizada a análise da situação atual, análise aos dados coletados por meio de diagnósticos da Diagnose Ambiental 2010/2018, Estratégia 2010/2018, Plano Plurianual 2012/2015, resultados da Reunião de Análise da Estratégia (RAE), Relatório da Justiça em Números, Pesquisa da Comunicação Institucional, Pesquisa pela internet e Pesquisa de Clima Organizacional.

Após a análise, foi desenvolvida uma correlação dos objetivos da Estratégia 2010-2018, com os macrodesafios propostos na nova estratégia nacional, o que possibilitou a determinação dos desafios propostos para a estratégia do Judiciário de Rondônia.


Novo mapa


mapa-estrategico



Clique aqui e leia a Resolução na íntegra

Anexo I da Resolução 3/2015





Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria