Comissão Estadual de Adoção de Rondônia participa do evento em Salvador
O Juiz Dalmo Antônio Bezerra, Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Estado de Rondônia (CEJA/RO), e a servidora Caroline da Silva Modesto, secretária executiva da CEJA/RO, participam até o dia 18, sábado, em Salvador-BA, da 19ª Reunião de Autoridades Centrais Brasileiras, conselho responsável por traçar políticas e linhas de ação comuns, para cumprimento adequado, pelo Brasil, das responsabilidades assumidas por força da ratificação da Convenção Relativa à Proteção das Crianças e à Cooperação em Matéria de Adoção Internacional.
Durante os três dias de evento, representantes estaduais do Conselho Judiciário de Adoção Internacional debatem sobre as novas práticas implementadas nos estados, soluções dos problemas da área infanto-juvenil e sugestões para a melhoria do trabalho voltado para adoção internacional.
O novo titular da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, presidirá a reunião plenária ao lado da coordenadora do Cejai da Bahia, juíza Patrícia Cerqueira de Oliveira.
Dados recentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que 5.073 crianças e adolescentes estão órfãos e tiveram o poder familiar destituído, enquanto mais de 40 mil estão em instituições de acolhimento. Em Rondônia, dez crianças com idades entre 9 e 15 anos estão disponíveis legalmente para adoção internacional.
CEJA/RO
Comissão Estadual Judiciária de Adoção tem por fim auxiliar o Juiz da Vara da Infância e Juventude (RO) em procedimentos relativos à adoção nacional e internacional, e habilitar estrangeiros interessados em adotar crianças e adolescentes do Estado de Rondônia. O órgão é subordinado à Corregedoria-Geral da Justiça, e sua equipe é composta por profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia e Direito.
É por intermédio da CEJA que as adoções internacionais ocorrem no Estado de Rondônia. Sua atuação vai desde a fase que antecede ao estágio de convivência até ao acompanhamento pós-adoção das crianças e adolescentes no país de acolhida.
Assessoria de Comunicação Institucional