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17/04/2015 14:47

Humanização do atendimento judicial é tema de curso na Emeron

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A atividade fim do Poder Judiciário envolve primordialmente o contato com o jurisdicionado, expondo o servidor de cartório a situações de crise, muitas das quais não está preparado emocionalmente para lidar. O cotidiano estressante e a falta de habilidade em manejar conflitos no atendimento ao jurisdicionado, gera adoecimento físico e psíquico ao servidor e compromete a qualidade do atendimento jurisdicional de diferentes formas.

Visando a melhoria dos relacionamentos interpessoais e a expansão do potencial criativo na solução de problemas e gerenciamento proativo de situações de crise, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia–Emeron realiza o Curso de Humanização do Atendimento Judicial, para servidores lotados nas varas da Capital.

Realizado em duas turmas, a primeira de 13 a 15, e a segunda de 15 a 17 de abril, o curso abordou a inteligência emocional, a necessidade do autocuidado e autogerenciamento do stress por meio de exposições teóricas e trabalhos práticos em grupo, com o objetivo de capacitar os servidores que atuam nas funções cartorárias a avaliarem-se como participantes do processo de prestação de serviço ao jurisdicionado (atendimento cartorário), tendo em vista a necessidade de humanização deste serviço.

Rinaldo Barbosa de Melo, servidor da 2ª Vara do Tribunal do Júri, acredita que após o curso os participantes terão uma nova visão das relações interpessoais. “Muito se fala na relação interpessoal, mas antes de tudo, a relação intrapessoal tem que estar em equilíbrio, e é isso que o curso vem abordando, a necessidade do nosso crescimento pessoal para, consequentemente, melhorarmos as relações em nossas famílias e no ambiente de trabalho, oferecendo um atendimento melhor”, afirma o servidor.


Turmas

A realização do curso é continuidade ao projeto de humanização do atendimento judicial iniciado no ano passado, que atendeu as comarcas de Porto Velho, Ariquemes, Costa Marques, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura e Vilhena, capacitando mais de 300 servidores.

Para este ano estão previstas mais 12 turmas, sendo atendidas no primeiro semestre as Comarcas de Porto Velho, realizado esta semana, Machadinho do Oeste, entre os dias 4 a 8 de maio, e Cacoal, de 18 a 22 de maio.

No segundo semestre está prevista a realização das turmas de Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Nova Brasilândia do Oeste, em agosto, setembro e outubro, respectivamente.

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Assessoria de Comunicação Institucional

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