Notícias do TJRO
 
14/05/2015 15:37

Projetos serão analisados com base na pontuação em seis critérios

Com prazo para envio até o próximo dia 15 de maio, as propostas de iniciativas apresentadas por servidores, magistrados e órgãos de classe para compor o orçamento 2016 do Poder Judiciário de Rondônia serão analisadas conforme a pontuação alcançada em seis critérios: impacto na estratégia institucional, urgência, facilidade de implantação, impacto na sociedade, custo e resultado. Esses critérios são avaliados de 1 (muito baixo) até 4 (muito alto).

Todas as essas regras estão listadas no Ato 16, que fixou o cronograma e a metodologia para elaboração e os critérios para análise de pertinência da proposta de projeto e atividade à Estratégia do PJRO 2015-2020. Também é avaliada a consistência pela Coordenadoria de Planejamento (Coplan), que poderá solicitar as alterações necessárias para melhoria da proposta.

A validação da proposta pelo gerente estratégico e Coplan será realizada se atendidas às correções solicitadas em análise e no prazo estabelecido. A classificação das propostas de projetos em ordem de prioridade é feita pelo Comitê de Planejamento Estratégico e Comitês Orçamentários.

A classificação das propostas será obtida a partir da média ponderada, considerados os pesos de cada critério. Para subsidiar a decisão do Presidente, a classificação dos projetos será ordenada por quintil em composição de ranking geral, ranking por perspectiva, ranking por macrodesafio e ranking de projetos novos e projetos em andamento.

É importante lembrar que a Matriz de Análise de Projetos, Matriz de Priorização, e a Metodologia de Ponderação dos Critérios de Priorização constam do Manual Técnico de Orientações para o Orçamento. O Ato 16 foi publicado no último dia 28 de abril, no Diário da Justiça.


As iniciativas são pontuadas, de 1 a 4, segundo grau de impacto 1 (muito baixo), 2 (baixo), 3 (alto) 4 (muito alto):

I.Impacto na Estratégia Institucional: nível de atendimento do projeto à Estratégia;

II.Urgência: refere-se ao prazo necessário para implantar o projeto. Em que espaço de tempo o projeto deve ser implantado, sob o risco de comprometer a Estratégia caso sua implantação não ocorra;

III.Exequibilidade: corresponde à facilidade de implantação/execução do projeto;

IV.Impacto na Sociedade: resultado positivo que o projeto vai gerar na sociedade.

V.Custo: custo total do projeto no exercício 2016

VI.Resultado: resultado obtido na meta física e financeira de projeto executado com orçamento deste Poder em 2014.

O critério custo é calculado automaticamente no SIGA, enquanto o critério resultado é calculado somente para os projetos em andamento em 2015.


Clique aqui e veja o Roteiro para Elaboração de Projetos TJRO


Estratégia do PJRO - 2015/2020

Mapa Estratégico

Assessoria de Comunicação Institucional






  • Compartilhar esta matéria