Comarcas de Pimenta Bueno e São Miguel do Guaporé promovem ações contra a violência à criança e adolescente
A motivação é a campanha nacional de 18 de maio
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcado pelo 18 de maio, foi lembrado também pelas comarcas de Pimenta Bueno e São Miguel do Guaporé, que promoveram ações para mobilizar a sociedade para a relevante campanha.
Em Pimenta Bueno, o Núcleo Psicossocial, atuando em parceria com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, organizou atividades como reuniões e um Seminário de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrido na manhã desta segunda-feira.
O Seminário contou com a participação de universitários, técnicos e trabalhadores das redes de educação, saúde, assistência social e judiciário, com o objetivo de alertar à necessidade de proteção, identificação, combate e encaminhamento de casos de violência sexual infantil.
Na ocasião foram feitas palestras na área da Psicologia, do Direito e sobre a rede de atendimento. Participaram: CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Polícia Militar, Núcleo Psicossocial do Fórum de Pimenta Bueno, Secretaria de Educação, Faculdade de Pimenta Bueno.
A programação contou ainda com pit-stop nas ruas do centro da cidade e no posto da Polícia Rodoviária Federal, localizado cerca de 10 km da cidade.
São Miguel do Guaporé mobilizado
Em São Miguel do Guaporé, o Núcleo Psicossocial do Fórum organizou uma passeata com o objetivo de impulsionar o enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A iniciativa contou com o apoio do Comitê da Infância e Juventude e do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de São Miguel do Guaporé, e teve apoio das escolas, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Ação Social, Paróquia, Polícia Militar, entre outros órgãos municipais.
As crianças e os adolescentes protagonizaram a ação. Confeccionaram cartazes e fizeram “gritos de guerra” para chamar a atenção da população.
Assessoria de Comunicação Institucional
Com colaboração dos fóruns