Juizado da Infância realiza XI curso para pretendente à adoção na capital
O 2º Juizado da Infância e Juventude de Porto Velho realizou o XI Curso Preparatório para Adoção e contou com vinte e três pessoas interessadas na adoção de crianças e adolescentes. O curso foi organizado pela Seção de Colocação Familiar/SCF, com palavras de abertura proferidas pelo juiz de Direito que responde pelo o 2º Juizado da Infância e Juventude, Fabiano Pegoraro Franco, e conduzido pela assistente social Emeriana Silva, e pelas psicólogas Camila Lucena, Danielle Correia e Maria de Fátima Batista, na sede da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron).
Temas como motivação e expectativas para adoção, “filho real” e “filho idealizado”, adoções possíveis e necessárias, bem como mitos, preconceitos e reflexões para a entrega de crianças e adolescentes para adoção, foram abordados no curso. Dentre as atividades realizadas estão grupos de discussão, com atividades e vivências participativas, exposições sobre a legislação e cadastros nacional e estadual de adoção (CNA), vídeos e imagens abordando diversos temas relacionados ao tema.
A Lei nº 12.010, de 2009, que dispõe sobre adoção, prevê que, obrigatoriamente, a inscrição de postulantes à adoção seja precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude. O curso foi realizado no início deste mês. No próximo dia 25 de maio é comemorado o Dia Nacional da Adoção.
Assessoria de Comunicação Institucional