Notícias do TJRO
 
08/06/2015 15:56

Magistrados participam de Curso Inteligência e Contra-Inteligência

DSCN4763 1024x608



A fim de desenvolver uma visão sistêmica a ser utilizada para proteção das comarcas e ampliar uma cultura de produção, aquisição e proteção de conhecimentos sensíveis a furto, destruição, intercepção, adulteração e à divulgação indevida, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – Emeron iniciou hoje o Curso Inteligência e Contra-Inteligência para Magistrados do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Durante cerimônia de abertura o Diretor da Emeron, Desembargador Sansão Saldanha, saudou os presentes e falou sobre o papel das Escolas de Magistratura, em especial a Emeron, na construção de um Judiciário mais eficaz a partir da capacitação de seus agentes. O Diretor lembrou que atualmente o juiz cumpre também o papel de gestor, sendo necessária formações que o auxiliem na execução desse papel.

Em seguida o Tenente Coronel da arma de infantaria Licinio Corrêa Dias Neto iniciou o curso explicando o conceito de inteligência e contra-inteligência e mostrando a linha histórica das atividades de inteligência no Brasil. Licínio, que já comandou a 2ª Companhia de Inteligência do Rio de Janeiro-RJ, responsável pela segurança de eventos como as Olimpíadas 2016, aborda, ainda, a Criminalidade no Brasil e Diferentes fontes de informação.

O curso, que segue até esta quinta-feira, 11, contará com a participação de ministrantes de órgãos como Exército Brasileiro, Polícias Federal e Civil e Aeronáutica, além do Assessor de Segurança Institucional do TJRO, Fabiano Paiva, que tratarão os tipos de inteligência, segurança orgânica, pessoal e de informações, entre outros temas. Ao final, os participantes realizarão como atividade prática um estudo de caso e visita técnica à Diretoria de Inteligência Estratégica do Estado e aos Laboratórios de Perícias Técnicas da Polícia Federal.


DSCN4743 1024x601

Inteligência e Contra-Inteligência

A principal função da inteligência é atividade de coleta e análise de informações e conhecimentos, sendo estas informações secretas/privadas ou públicas, para garantir a segurança e soberania do Estado e o bem estar de seus cidadãos. Já a contra-inteligência busca identificar e neutralizar ações de inteligência realizadas contra um Estado ou organização.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria