Módulo Nups é um sistema de monitoramento das atividades do Serviço Psicossocial do 1º Grau, hospedado na plataforma Eolis.
Inovar a gestão processual, o registro e o controle de dados: esses são os principais objetivos do Módulo Nups hospedado na plataforma Eolis. A ferramenta tecnológica foi lançada oficialmente na quarta-feira, 25 de setembro, pela Corregedoria do Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio do trabalho direto da Coordenadoria do Serviço Psicossocial do 1º Grau (CSPS1G/CGJ) e Núcleo de Aprimoramento do 1º Grau da Corregedoria-Geral de Justiça (Nuapri/CGJ). O evento de lançamento contou com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O módulo deve aprimorar o controle das atividades dos Núcleos Psicossociais (Nups) de todas as comarcas do Estado de Rondônia e demais unidades vinculadas à Coordenadoria, como Núcleo Institucional Humanizado de Oitivas (Ninho) e Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (Ceav).
Presente no evento de lançamento, o corregedor-geral da justiça, desembargador Gilberto Barbosa, destacou que a iniciativa é um exemplo “da tecnologia a serviço da humanidade”, e comentou: “é motivo de júbilo testemunhar esse momento. É o Tribunal de Justiça de Rondônia criando ferramentas para contribuir com o desenvolvimento das nossas atividades. O módulo não só proporcionará condições para obtermos consciência da dimensão dos nossos trabalhos, mas será guia para planejarmos nossa atuação futura”.
A coordenadora do Serviço Psicossocial do 1º Grau, Isabela Paludo, explica que o Módulo Nups no Sistema Eolis trará dados fidedignos, objetividade, permitirá a montagem de perfis dos públicos atendidos, e ainda: “a possibilidade de pensar estrategicamente em como podemos melhorar, o que podemos fazer para que os trabalhos sejam mais efetivos, para podermos ter excelência não só nos atendimentos externos, mas nos cuidados com nossas equipes, com a nossa gestão”, relatou.
O secretário executivo da Coordenadoria do Serviço Psicossocial, Rômulo Bassetti, destacou que a inovação trará impacto positivo direto no cotidiano. “Dados do primeiro semestre deste ano mostram que nas atividades psicossociais, tivemos 1.361 processos; 9.897 pessoas alcançadas entre processos, projetos e ações; 3.540 visitas, 447 depoimentos especiais; 9.752 entrevistas, além de destaques em projetos como a Operação Justiça Rápida Itinerante, Projeto Abraço, grupos reflexivos, cursos preparatórios para adoção, oficinas de parentalidade. Como são muitas atividades, a gente precisava de uma ferramenta que fosse mais inteligível na administração”.
Também compuseram a mesa de honra da cerimônia a secretária da Corregedoria, Cidinha Fernandes, e o chefe do Nups no interior, Cristiano de Paula. Compareceram ao evento os psicólogos, assistentes sociais e demais colaboradores do Serviço Psicossocial. Após o lançamento do módulo, os servidores envolvidos nas atividades em todo o estado passaram por um treinamento.
Eolis
O Sistema Eolis integra o banco de dados do Tribunal de Justiça de Rondônia e ajuda no monitoramento de metas, unificando informações contidas nas plataformas de gerenciamento. A inovação foi lançada oficialmente em 2017, como parte do compromisso do TJRO com o desenvolvimento tecnológico.
Assessoria de Comunicação Institucional