Notícias do TJRO
 
30/09/2024 14:09

Foto mostra pessoas sentadas conversando

Para aperfeiçoar o funcionamento dos Fóruns Digitais, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), por meio da Coordenadoria dos Fóruns Digitais, realizaram reunião com o Ministério Público de Rondônia (MPRO) e servidores de todos os Fóruns Digitais do interior do estado, na sexta-feira, 27 de setembro.

O encontro contou com a presença do juiz secretário-geral do Tribunal de Justiça, Rinaldo Forti, do juiz auxiliar da Corregedoria do TJRO, Paulo Fabrício, da promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu, da coordenadora dos Fóruns Digitais, Luana Trindade, dos assistentes de fóruns digitais e equipes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Durante a reunião, Forti destacou a importância de somar esforços e estreitar, ainda mais, os laços entre os parceiros que atuam diretamente nos Fóruns Digitais para garantir melhorias para aqueles que procuram a Justiça.

A sugestão do MPRO para aprimorar os atendimentos da instituição nos Fóruns Digitais é o compartilhamento da ferramenta “Balcão Virtual”, utilizada no MP. “A intenção é que as comunidades sejam atendidas de forma célere, diretamente pelo MPRO e com o registro dos atendimentos”, explicou a promotora de Justiça Flavia Shimizu.

A participação do Nupemec e Cejusc também contribui no alcance da ferramenta que pode ser apresentada durante as atividades da Operação da Justiça Rápida Itinerante.

Fóruns Digitais

Estes importantes pontos de apoio da Justiça beneficiam a população de municípios e distritos que, por muitas vezes, para ter acesso a algum serviço do Poder Judiciário, precisavam se deslocar até a sede da comarca. Atualmente, os Fóruns Digitais estão presentes em seis localidades de Rondônia: Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Alto Paraíso, Cujubim, distrito de Extrema e Mirante da Serra.

Por meio dos Fóruns Digitais, o Poder Judiciário presta orientações jurídicas, informações de processos, dá início a ações, audiências de conciliação, dentre outras. Além de reunir serviços da Justiça Eleitoral, dos MPs Federal e do Trabalho, da Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO) e Ordem dos Advogados do Brasil. Uma verdadeira reunião de instituições somando esforços para atender as comunidades.

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria