Auditoria governamental é tema de capacitação para servidores do TJRO
A Administração Pública, em todas as esferas e poderes, tem passado por profunda transformação em relação à transparência e a conformidade de seus atos e contratos administrativos às leis e princípios constitucionais. Tais exigências são decorrentes do aperfeiçoamento das instituições democráticas e da consolidação dos mecanismos de controle social, tais como imprensa, organizações não-governamentais e conselhos de fiscalização dos programas sociais governamentais.
Uma das ferramentas de controle é a auditoria governamental, hoje presente em todas as organizações públicas e é atividade indispensável ao gestor público contemporâneo. Por isso, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – Emeron realizou nesta segunda-feira e terça-feira, 22 e 23, o Curso Auditoria Governamental: Fiscalização, Análise e Controle Interno na visão do TCU, capacitando servidores da Coordenadoria de Controle Interno e demais setores que realizam ações de auditoria.
Ministrado pelo Auditor Federal de Controle Externo do TCU, Ismar Barbosa Cruz, o curso discutiu a legislação e a jurisprudência aplicável às ações de controle interno e de auditoria governamental, tendo em vista a necessidade do servidor, colaborar proativamente, na fiscalização da gestão dos recursos públicos. Temas como controle na administração pública, normas de auditoria governamental e conduta ética do auditor foram abordados.
Assessoria de Comunicação Institucional