Notícias do TJRO
 
25/06/2015 20:46

Judiciário reúne servidores em I Encontro Estadual de Gestão por Competências

O evento terá transmissão na rede interna aos servidores e magistrados de todo Estado

Logomarca GpC1O Tribunal de Justiça de Rondônia realiza nesta sexta-feira, dia 26 de junho, o I Encontro Estadual de Gestão por Competências, que reunirá servidores de todo estado para aprimorar ainda mais o exitoso programa que o Judiciário estadual vem desenvolvendo desde junho de 2011. O evento conta o apoio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – Emeron.

“O objetivo deste encontro é fornecer ferramentas de trabalho para quem tem desafios diversos na liderança de uma equipe, entre eles um dos mais instigantes: a gestão das pessoas e o processo de trabalho para aprimoramento de habilidades e competências dentro da organização, explicou a diretora do Departamento de Recursos Humanos, Jeiele Castro Silva, que mediará o debate após a palestra do professor Joel Dutra.

O evento contará com a presença de Joel Dutra como palestrante convidado. Ele é professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA-USP, onde ministra cursos de graduação e pós-graduação, com mestrado na Fundação Getúlio Vargas FGV-SP e doutorado na FEA-USP. A palestra será transmitida aos servidores e magistrados pela rede interna do TJRO por meio de link disponibilizado no site institucional e no portal do servidor a partir das 9h, horário do evento. 

Desde a implantação, quando foram apresentados a definição e os objetivos da implantação do GpC no âmbito do Judiciário de Rondônia, várias etapas já foram executadas, como descrição de papéis e o mapeamento das competências técnicas e comportamentais de cada função, seguida da avaliação dos servidores e o feedback entre líder e liderado. As informações resultantes desse trabalho dão norte para o planejamento das qualificações. O programa continua com diversas ações ao longo deste ano.


Regulamentação

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia regulamentou o processo de avaliação de desempenho por competências e a progressão funcional dos servidores, prevista na Lei Complementar n. 568/2010. A Resolução 002/2015 foi aprovada pelo Tribunal Pleno Administrativo em sessão realizada no dia 9 de março.

Além de trazer conceitos sobre o que é competência e o que é entendido como avaliação de desempenho por competências, a Resolução define também as finalidades da avaliação e as relações entre superiores e liderados imediatos. Também é regulamentado pela Resolução o Coeficiente de Desempenho do Servidor – CDS, o qual será ponderado de acordo com o peso de cada uma das relações dos participantes do processo avaliativo, por meio de uma fórmula que permite a interrelação entre os diversos pontos avaliados.


CNJ

A experiência de Rondônia foi apresentada recentemente (abril) em Seminário realizado pelo Conselho Nacional de Justiça- CNJ, ocasião em que o programa foi elogiado e tomado como exemplo pelos demais participantes. A diretora da Divisão de Desenvolvimento e Capacitação - DECAP, Daniely Amadio, foi a responsável pela apresentação.


Metas

O CNJ estipulou metas específicas a serem alcançadas em 2014. Para a implantação do Programa de Gestão por Competências, a Justiça Estadual deveria mapear, ao menos, 60% das competências funcionais. O Tribunal de Justiça de Rondônia alcançou 152% da meta, considerando que mapeou todas as funções do 1º grau.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria