Notícias do TJRO
 
29/06/2015 14:32

TJRO e Emeron participam de Congresso sobre Comunicação Judicial

18774008300 91fd86c769 z

Realizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom) realizou na semana passada sua décima primeira edição, em Belo Horizonte, com o tema “Comunicação Pública: Gestão e Perspectivas no Sistema de Justiça”.

Nos dias 18 e 19 de junho, mais de 190 assessores de Comunicação do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas, Ordem dos Advogados e Instituições afins de todo o país debateram estratégias, boas práticas e o futuro da Comunicação Pública com oobjetivo de contribuir para a democratização das instituições e o acesso à Justiça.

Durante a abertura do evento, o terceiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Wander Paulo Marotta Moreira, destacou o papel estratégico da comunicação em tempos de abundância de informação. "A internet trouxe um fluxo de informações exaustivo, às vezes caótico. Cabe a nós, do Judiciário, atuar para transformar esses dados em conhecimento, em poder, fortalecendo a democracia", ressaltou. "Nosso grande desafio é melhorar a percepção que os usuários têm sobre o nosso trabalho, e isso vai exigir uma mudança de atitude das próprias instituições e dos seus agentes".

Programação


A importância da comunicação pública para a construção da cidadania, de responsabilidades sociais e para a democratização da mídia, foi debatida em palestra e painéis com especialistas. Além dos painéis, três oficinas integraram a programação, com os temas “Planejamento de Comunicação no Sistema de Justiça”, “Comunicação Interna” e “Gestão de canais e Plataformas de Comunicação”. Finalizando o evento, as reuniões setoriais uniram os assessores para debate e proposição de melhorias para a comunicação do sistema judicial.

Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

IMG 8520711trof

Um dos destaques da programação do Congresso é a realização do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que este ano completou sua décima terceira edição. O prêmio destaca e reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação do Sistema de Justiça.

Este ano, o Tribunal de Justiça de Rondônia inscreveu trabalhos como o vídeo de apresentação do Projeto Flor de Lis, na categoria vídeo institucional, o projeto “Cinema e Direitos Humanos na Justiça Itinerante” na categoria inovação e a foto “Fragmentos Femininos”, na categoria fotografia. Ao todo, o judiciário rondoniense possui sete prêmios em diversas categorias ao longo das edições, reconhecendo o trabalho realizado pela Coordenadoria de Comunicação Social na divulgação de projetos e direitos que aproximam o cidadão do Poder Judiciário. Veja abaixo a lista dos projetos do TJRO vencedores do prêmio:

2011 - Cobertura do Caso Urso Branco, categoria Relacionamento com a Mídia. Manual Eletrônico do Sistema Digital do Segundo Grau, categoria Modernização da Justiça e Documentário Bizarrus, em reportagem de TV.

2012 – Artigo “Assessoria de Imprensa: Estudo de Caso do Tribunal de Justiça de Rondônia", categoria Projeto Científico; elaborado na época pela então estagiária Ana Carolina Gouveia Cardoso.
2013 - “Comunicação na Execução Penal”, categoria Inovação;
2014 - Vídeo institucional “Deixe-se adotar...”, vencedor das Categorias Vídeo Institucional e Júri Popular.

Participação

O TJRO foi representado no Congresso pelas servidoras da Coordenadoria de Comunicação Social, Ana Carolina Gouveia Cardoso e Simone Norberto, e por Neuma Oliveira, da Assessoria de Comunicação da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron.

“Para a Escola, que participa pela primeira vez do Conbrascom, é importante enviar representantes para eventos como esse como forma a conhecer novas práticas desenvolvidas por outras instituições e fomentar o debate acerca de temas de interesse, como a comunicação pública. A iniciativa da administração do judiciário rondoniense em prover avanços como a realização de concurso público para a área de comunicação social e criação de uma Assessoria de Comunicação na Escola de Magistratura, foi destaque no evento, o que nos coloca como vanguarda na gestão da comunicação judicial”, destacou Neuma.

“A participação garante compartilhamento de experiência. No ano passado trouxemos o exemplo TJ de Goias, que a baixo custo conseguiu implementar o sistema de TV institucional. Hoje já estamos nos espelhando nesse modelo para implantar esse mesmo projeto no TJRO”, citou Simone Norberto.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria