Gestão por Competências é discutida na capital por servidores do Judiciário
Foco no diálogo. Para o consultor Joel Dutra, convidado do Tribunal de Justiça de Rondônia para o I Encontro Estadual de Gestão por Competências, essa é a chave para as relações entre colaboradores e organização, caminho que o TJRO adota ao implantar e discutir o tema de maneira ampla e democrática, trazendo inclusive exemplo de outros órgãos ligados ao Judiciário. Os responsáveis pelo programa no Tribunal Regional Eleitoral, Ronaldo Pontes Moura, e Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Frank Luz de Freitas, participaram da mesa de debate, relatando junto com Daniely Amadio, do TJRO, as experiências na implantação dos programas nas instituições.
Joel parabenizou a iniciativa e reforçou o conceito que vem se impondo como absolutamente necessário à moderna forma de gestão, baseada nas competências (capacidades) individuais e no desenvolvimento do colaborador a partir das deficiências detectadas. O professor especialista no tema apresentou o resultado de uma pesquisa que revelam as transformações nas relações de trabalho e apontando caminhos para as organizações.
O grau de satisfação com a instituição, por exemplo, leva em conta a motivação, o estímulo, o reconhecimento e o respeito ao colaborador. Neste aspecto, o setor público, segundo Dutra, tem melhorado a nota, na medida em que tem investido no desenvolvimento de gestores para que eles percebam o contexto e compreendam a demanda apresentada, bem como o impacto de seu trabalho na instituição. “É preciso deixar claro o que a organização quer do gestor, do servidor”, destacou.
Acrescentou ainda que apenas bater metas, hoje não é suficiente, é necessário “sair da zona de conforto e enfrentar novos desafios”. De acordo com Joel, o gestor deve se posicionar como parceiro e facilitador, sempre aberto ao diálogo. Já a instituição precisa manter sua busca contínua por um ambiente propício ao desenvolvimento.
A diretora do Departamento de Recursos Humanos, Jeiele Eline Castro Silva, mediou o debate, que contou com grande participação dos gestores. Ela agradeceu a rica contribuição de todos para este processo de construção do programa. “O cidadão lá fora verá o resultado”, concluiu.
Magistrados
Na abertura do Encontro, o juiz auxiliar da presidência, João Adalberto Castro Alves, representando o presidente do TJRO, desembargador Rowilson Teixeira, deu as boas-vindas aos gestores de todo Estado e destacou que Joel Dutra também participou de encontro com os magistrados na quinta-feira, dia 25, e com o desembargadores na sexta-feira, dia 26, pouco antes do encontro com os gestores. “Um conteúdo dessa importância precisa ser disseminado em todas as instâncias”, ressaltou.
A palestra de Joel Dutra também foi transmitida por meio da rede interna do TJRO, alcançando ainda mais servidores do Judiciário de todo Estado.
Assessoria de Comunicação Institucional