Psicólogos e assistentes sociais participam de atualização sobre relatórios e pareceres
A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) iniciou na terça-feria, 7/7, o Curso "Atualização na Elaboração de Relatórios e Pareceres Psicossociais" voltado a psicólogos e assistentes sociais de todo o Estado.
O curso foi iniciado com ministração da servidora Maria Luzia Godoi Navarrete, que por mais de 20 anos atuou como revisora e redatora do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). Aspectos gramaticais de documentos oficiais e as estratégias discursivas a serem utilizadas em relatórios oficiais e técnicos foram abordados bem como a adaptação dessas estratégias a cada tipo de documento, de natureza técnica ou de expressão escrita.
Nesta quarta e quinta-feiras, 8 e 9, as atividades serão conduzidas pela psicóloga Mariangela Aloise Onofre e pela assistente social Maria Inês Soares de Oliveira Maranhão, ambas do Juizado de combate à Violência Doméstica da capital. O foco é a atuação profissional, com as temáticas ética, investigação e registro da atuação psicossocial no judiciário e fundamentos da ação isolada e integrada dos psicólogos e assistentes sociais na justiça.
Relatórios e pareceres
No âmbito do Judiciário, os relatórios e pareceres, emitidos por psicólogos e assistentes sociais, são auxiliares aos processos judiciais pra elucidação de controvérsias ou comprovação de situações de violência ou abuso. Esses documentos também servem como registro das atividades psicossociais, elencando as técnicas utilizadas nos atendimentos realizados.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: Emeron