Comarca de Ji-Paraná promove preparação para pretendentes à adoção
Foi realizado o terceiro Curso de Preparação Psicossocial para pretendentes à adoção, organizado pelo Núcleo Psicossocial da comarca de Ji-Paraná. Participaram do encontro 21 pretendentes à adoção, essas pessoas buscam a habilitação legal e a participação na reunião é um pré-requisito para tanto. O evento é direcionado aos pretendentes à adoção da comarca de Ji-Paraná, mas esse ano contou com a presença de pessoas das comarcas de Ariquemes e Machadinho.
De acordo com a Lei de Adoção n° 12.010, art. 50, § 3°, a inscrição de postulantes à adoção será precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientada pela equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar.
A Associação dos Magistrados Brasileiros ressalta “que a adoção jurídica, por si só, não pode garantir que uma opção amorosa entre pais e filhos se dê, o que nem mesmo a paternidade biológica garante. Mesmo assim, no processo jurídico são tomadas algumas medidas na aposta de que uma adoção mútua aconteça”.
O evento buscou proporcionar aos candidatos à adoção a oportunidade de refletirem suas reais motivações para adotar, além de tratar de temas relacionados à adoção, como por exemplo, a ansiedade causada pela espera do filho adotivo, a importância de revelar à criança a sua origem, preconceitos atrelados à adoção, o poder de cura do afeto, entre outros. A formação ocorreu no dia 27/06/2015 no auditório da OAB local.
Assessoria de Comunicação Institucional