Notícias do TJRO
 
10/07/2015 13:57

Vice-presidente do TJRO abre evento sobre orçamento do Judiciário em Santa Catarina

O desembargador Alexandre Miguel é também o coordenador do Comitê Gestor da Justiça Estadual

eddes alexandre miguel SC

O desembargador Alexandre Miguel, coordenador do Comitê Gestor da Justiça Estadual e vice-presidente do TJ de Rondônia, foi o convidado do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para proferir a palestra inaugural do Encontro que alinhará as peças orçamentárias do Plano Plurianual (PPA) daquela instituição irmã. Com o tema "Atuação dos Tribunais de Justiça Estadual na Gestão Estratégica do Judiciário Nacional", o desembargador explanou aos presentes sobre a importância do planejamento e da gestão de governança para alcançar o objetivo maior do Judiciário nacional: oferecer celeridade na prestação jurisdicional.

Iniciado nessa quinta-feira, 9 de julho, o encontro foi aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Desembargador Nelson Schaefer Martins, do 1º vice-presidente, desembargador Torres Marques, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Cézar Medeiros, que saudaram o convidado e agradeceram pela colaboração.

O vice-presidente do TJRO apresentou pesquisas que apontam a morosidade como o maior entrave ao reconhecimento do Judiciário como instituição de grande confiabilidade. Discorreu, ainda, sobre as etapas que antecedem a divulgação das metas nacionais do Judiciário e sobre a dinâmica de sua confecção, num processo de retroalimentação entre servidores e magistrados de cada segmento da Justiça e o órgão central de planejamento, na figura do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).des alexandre miguel1

O presidente do TJ de Santa Catarina, em discurso, também manifestou sua crença no planejamento como ferramenta capaz de antecipar cenários e buscar soluções, principalmente em momentos de escassez de recursos e incertezas no quadro econômico nacional e estadual. Disse que considera o serviço da justiça tão essencial quanto outros, prestados nas áreas da saúde, educação e segurança pública, e garantiu que o Judiciário trabalha diuturnamente no aperfeiçoamento de sua estrutura para garantir sempre a melhor prestação jurisdicional.

O evento contou com a participação de Juízes diretores de foro, chefes de secretaria de foro, Desembargadores, Juízes de Direito de 2º grau e representantes de todas as diretorias do Judiciário de Santa Catarina.

Na pauta estava, ainda, o debate sobre modernização do Judiciário, o aperfeiçoamento da gestão e a melhoria da prestação jurisdicional, o planejamento estratégico do PJSC; orçamento e responsabilidade fiscal; receita; orçamento e resoluções do CNJ - apresentação sobre a elaboração e execução do PPA 2016-2019 e necessidades regionais.

Assessoria de Comunicação institucional

Com colaboração da Associação dos Magistrados de SC

  • Compartilhar esta matéria