Notícias do TJRO
 
15/07/2015 16:24

TJRO faz balanço das oficinas do Programa "Preparando para o amanhã"

edpreparando1

O Centro médico, setor responsável pelo programa "Preparando para o Amanhã", voltado para servidores do Judiciário que estão em vias de se aponsentar, faz um balanço positivo das oficinas realizadas no mês de maio e junho pelo Tribunal de Justiça de Rondônia. Ao todo foram quatro encontros, totalizando 120 servidores atendidos semestralmente. Eles são convidados para a reflexão sobre diversos temas (saúde, social, econômico, emocional, etc) a fim de despertar perspectivas além das suas atividades laborais.

As turmas têm em média 30 pessoas e abrangem servidores de todo Estado, que são convidados a participarem de oficinas, palestras, dinâmicas e rodas de conversa. Exercícios de teatro, dança e até dinâmicas com audiovisual, são estratégias utilizadas.

Instrutores aposentados

edpreparando2

Um grande trunfo do programa nessa última etapa foi a participação de servidores aposentados como instrutores do programa, pois além do conhecimento intelectual puderam passar a experiência institucional, sobretudo diante do novo momento da vida.

É o caso do psicólogo Celso Cornélio Pereira, que atuou no Núcleo psicossocial de varas infância e vara de proteção à mulher por 17 anos. Com a aposentadoria, traçou novos caminhos profissionais e continua atuando como psicóloco, inclusive como professor em cursos de pós graduação.

A participação no "Preparando para o amanhã" foi muito construtiva, pois pode aliar conhecimento com a prática ao desenvolver os conteúdos com os ex-colegas. "Trabalhei sobretudo o protocolo da organização mundial de saúde sobre o envelhecimento ativo", disse, referindo-se às recomendações da UNU sobre a saúde da população que está cada vez mais chegando a idades mais longevas.

"Essa nova mentalidade sobre a velhice precisa ser encarada com naturalidade. Nós terminamos a vida profissional mais ativos que nunca. Com plena capacidade física e mental, por isso quando não há uma preparação para o período da aposentadoria, pode gerar ansiedade, depressão e até outros níveis de patologia", complementou.

A estimativa é que 770 servidores estejam em condições de se aposentar no TJRO.Para Celso, a preparação para o novo perídodo deve ser iniciada com 4 a 5 anos de antecedência, sobretudo no planejamento de atividades que estimulem a mente. "É o melhor para manter a saúde e o bem estar nessa nova fase da vida", finalizou.

Quem também contribuiu para o programa foi o servidor Getúlio Moretti, um dos primeiros a participar do programa "Preparando para o amanhã". Ele deu seu depoimento sobre a importância de ter um acompanhamento da instituição nesse momento de mudanças.

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria