Notícias do TJRO
 
21/07/2015 14:11

Comarca de São Francisco participa de estudo para substituição de copos descartáveis por canecas

canecasfg1

Economia de energia elétrica e papel também estão entre as iniciativas de conscientização e mobilização socioambiental na comarca rondoniense

A Direção do Fórum da Comarca de São Francisco do Guaporé realizou café da manhã com todos servidores para conscientização e sensibilização às campanhas de substituição de copos de plásticos descartáveis por canecas, economia de energia elétrica e papel, na última semana.


O Departamento de Patrimônio, Materiais e Documentação (Depad/TJRO), responsável pela ação, informa que as canecas que foram entregues à comarca de São Francisco do Guaporé fazem parte de um estudo, o qual está utilizando a comarca como piloto para verificar a viabilidade de implantação do projeto nas demais unidades Poder Judiciário. Por enquanto, o uso das canecas ainda está restrito aquela comarca, apesar do interesse já manifestado ao departamento.

Mobilização

As campanhas de sensibilização para a economia de papel e energia foram implantadas em junho, como piloto, com fixação de avisos e etiquetas, orientando a todos quanto ao consumo consciente de energia, papel e água, visando a preservação da natureza e do meio ambiente.

Durante o café da manhã, foi iniciada a sensibilização/conscientização para a substituição de copos plásticos descartáveis por canecas, cada servidor recebeu uma caneca com o brasão do Poder Judiciário. As canecas foram solicitadas ao Almoxarifado que prontamente atendeu ao pedido, como parte do estudo que verifica a viabilidade de implantar ações semelhantes nas outras comarcas.

Meio ambiente

Segundo a Direção do Fórum da comarca de São Francisco, diariamente as pessoas tomam água, café e sucos em copos de plásticos descartáveis e, na maioria das vezes, não o fazem de forma consciente, gerando desperdícios e aumento do consumo. O copo de plástico descartável, quando jogado no lixo comum e lançado indevidamente na natureza, demora mais de 200 anos para decompor, causando um imenso impacto ambiental, e sendo ainda mais grave quando queimado, lançando gás tóxico no ar. Na visão da Direção do fórum, atualmente as empresas e órgãos públicos devem realizar campanha que atenda a uma real e urgente necessidade de sustentabilidade ambiental.


Assessoria de Comunicação Institucional

*texto editado às 08:50 de quarta-feira, 22/07/2015.

  • Compartilhar esta matéria