Notícias do TJRO
 
21/07/2015 21:44

Certificados do curso “Segurança de Autoridades” são entregues na Emeron

emeron 210715 01

Dezesseis policiais militares participaram do curso “Segurança de Autoridades” promovido pelo Judiciário Estadual, em parceria com a Escola da Magistratura de Rondônia – Emeron. Uma solenidade, ocorrida na última sexta-feira, 17 de julho de 2015, com a presença do diretor da Emeron, desembargador Sansão Saldanha e do presidente do Comitê de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Isaías Fonseca, marcou o encerramento da primeira turma. Na ocasião foram entregues certificados aos concludentes e ministrantes do curso.

Durante dez dias, os policiais obtiveram conhecimentos necessários sobre a política de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça rondoniense, voltado para proteção pessoal de magistrados sob ameaça, bem como de servidores. Com aulas teóricas e práticas, o curso abordou, entre outros temas, o serviço de segurança das Assessorias Militares nas instituições judiciárias, a atuação do agente de segurança pessoal, técnicas de defesa pessoal, de tiro e salvamento aquático.

Esta é a primeira iniciativa de formação coletiva voltada para os policiais militares lotados na Assessoria Militar do TJRO (Asmil). Segundo o Assessor Militar e Coordenador do curso, Ten. Cel. Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, até o fim deste ano todo o efetivo da Asmil receberá a formação, que está alinhada ao treinamento nacional ofertado em outras corporações. Para 2016, outras ações formativas e de atualização estão previstas para atender a equipe da Assessoria.


Cerimônia

O diretor da Emeron, desembargador Sansão Saldanha, iniciou a cerimônia com breve discurso em que destacou a importância da qualificação contínua para o melhor desempenho das atividades laborais e, consequentemente, a oferta à sociedade um judiciário de excelência. O diretor rememorou que a prestação jurisdicional, tão almejada pela população, se faz possível graças ao respaldo oferecido pela área meio, integrada por diversos setores, a exemplo da segurança institucional.

Em seguida, o presidente do Comitê de Segurança Institucional, desembargador Isaías Fonseca, narrou sua alegria em participar da cerimônia, que marca o aperfeiçoamento do processo de segurança da instituição e ressaltou o valor do trabalho realizado pelos policiais no âmbito do judiciário para a garantia de um ambiente seguro.


Discurso

Após a diplomação de ministrantes e cursistas, o 2º Sargento PM Rameson Amazônas dos Santos Azevedo, discursou em nome dos colegas.

“[...] Estes policiais não medem esforços para garantir a segurança de magistrados e servidores do poder judiciário [...] sempre com o objetivo de trazer tranquilidade e segurança, de forma que possam exercer suas funções sem interferências externas em suas decisões. [...] Os temas foram abordados de maneira simples e objetiva pelos instrutores, permitindo a todos os alunos uma perfeita compreensão e adequação com a nossa realidade. Nos sentimos hoje, ainda mais capazes de executar os trabalhos e atribuições que outrora viemos desempenhando. [...]

Por fim, o sargento agradeceu ao Poder Judiciário, à Emeron, aos instrutores e a todos que colaboraram para a realização do curso.

emeron 210715 02

 emeron 210715 03

Fonte: Assessoria de Comunicação - Emeron

  • Compartilhar esta matéria