Servidores do judiciário participam de formação sobre educação a distância
Em tempos de tecnologia acessível, a educação se molda à modalidade de ensino a distância e a Escola da Magistratura busca essa alternativa, bastante utilizada atualmente, como mais uma ferramenta de formação e aperfeiçoamento dos servidores do Poder Judiciário. Para isso tem feito vários treinamentos no sentido de implantar o programa, a exemplo do curso “Autoria e Design Instrucional em EAD”, realizado nos dias 20 e 21 de julho. Voltada aos servidores da Escola, a formação abordou os fundamentos técnicos da autoria e design educacional de materiais didáticos.
Em cumprimento ao cronograma de formações, foi iniciada, ainda, no dia 21, o curso “Tutoria para Instrutores em AVA MOODLE”, que reuniu durante dois dias a equipe da Emeron e os servidores aprovados no processo seletivo para tutores, com o objetivo de prepará-los para o uso do software MOODLE e seus respectivos recursos no acompanhamento de professores e alunos dos cursos disponibilizados online. Nos dias 27 e 28 deste mês, uma nova turma de servidores, aprovados no processo seletivo, serão submetidos à formação.
Finalizando a semana, nos dias 23 e 24 de julho, o planejamento e o gerenciamento de cursos a distância são o foco do curso “Gestão de EAD”. A formação, a ser ministrada para os servidores da Escola, abordará os aspectos legais, os modelos e as tecnologias educacionais, a produção de conteúdo e outros aspectos do planejamento na modalidade.
CNJ
A implantação da modalidade a distância cumpre o disposto no art. 9º da Resolução 192/2014, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta as Escolas dos Tribunais a priorizar essa modalidade de educação, como forma de melhor aplicar os recursos públicos, proporcionando, dentre outros aspectos, a economicidade de tempo, espaço e recursos financeiros.
O Ministério da Educação define ensino a distância como a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.
Assessoria de Comunicação Institucional