Notícias do TJRO
 
04/08/2015 13:51

Judiciário e líderes religiosos discutem rede de trabalho para o combate à violência doméstica

Dando continuidade à programação da Campanha Nacional "Paz - nossa justa causa", promovida pelo Supremo Tribunal Federal - STF, em parceria com os tribunais brasileiros, o Poder Judiciário de Rondônia realizou, na tarde dessa segunda-feira, 3 de agosto, a segunda mesa redonda com o tema "Como as instituições religiosas podem contribuir para a promoção da paz em casa?".

O juiz Álvaro Kalix Ferro, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Porto Velho, expôs que o objetivo do debate é pontuar o que melhorar no auxílio às famílias vítimas e criar uma rede de enfrentamento contra a violência doméstica, tendo em vista que o Estado de Rondônia ocupa o 14º lugar no ranking nacional de violência contra a mulher.

Trabalhos voltados à proteção e cuidado com as vítimas foram apresentados por líderes religiosos, a exemplo do projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia, "Quebrando o Silêncio", que visa mobilizar autoridades, educadores, pais e filhos acerca da violência doméstica. De acordo com Maria Neusa Almeida dos Santos, do Ministério da Criança e do Adolescente,  a esse tipo de  violência responde por aproximadamente 7% de todas as mortes de mulheres entre 15 e 44 anos no mundo.

A 2ª Edição da mobilização pela Paz em Casa acontece até o dia 7 de agosto e conta com várias atividades programadas pelas comarcas do Estado de Rondônia. Além da representante da Igreja Adventista, participaram da mesa Jorge Elarrat Canto, Secretário da Federação Espírita do Estado de Rondônia; Nilza Menezes, pesquisadora em ciências das religiões e representante de religiões de matriz africana; Nilce Buzetti, representante da Seicho-No-Ie do Brasil, e Célio Borges, representante norte da religião budista.

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria