Judiciário capacita magistrados e servidores para relacionamento com a mídia
Falar com a sociedade por meio dos veículos de comunicação, a partir de uma compreensão sistêmica de como funcionam jornais e televisões, no contexto da sociedade contemporânea, em que tudo e todos estão a se comunicar. O desafio de vanguarda foi aceito pelo Poder Judiciário de Rondônia, que formou esta semana a primeira turma de Porta-Vozes da Justiça de Rondônia, por meio dos cursos de Gerenciamento de Crise e Media Training, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Os cursos foram aplicados a juízes, desembargadores, servidores da Escola da Magistratura e da Coordenadoria de Comunicação Social. Segundo o diretor da Emeron, desembargador Sansão Saldanha, o objetivo da formação é dotar os porta-vozes de instrumentos, ferramentas e conhecimentos que atendam à necessidade de o Judiciário informar aos cidadãos e dar publicidade e transparências às ações nos âmbitos jurisdicional e administrativo.
No primeiro módulo, ocorrido dia 5, ministrado pela jornalista e advogada Anelisa Maradei, foram repassados conceitos básicos à turma como forma de facilitar o atendimento de ocorrências que são conhecidas no meio da comunicação corporativa como “crise de imagem”. O 2º modulo, no dia seguinte, dedicado ao treinamento de mídia, ou seja, à forma como se deve portar durante uma entrevista na televisão, por exemplo, entre outras questões relativas ao relacionamento das pessoas que atuem como porta-vozes da instituição com jornalistas e outros profissionais da mídia.
Para o juiz de Direito Francisco Borges Ferreira Neto, presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia, o curso foi uma excelente oportunidade de desenvolvimento de técnicas e habilidade para que os juízes estejam cada vez mais próximos da população e os veículos de comunicação são um caminho adequado para se dar esclarecimentos aos cidadãos e transparência à gestão pública. Para o coordenador de Comunicação Social do TJRO, jornalista Adriel Diniz, a iniciativa da Emeron atende à necessidade de aperfeiçoar a comunicação institucional e fortalecer a relação de confiança que existe entre as pessoas e a Justiça.
Assessoria de Comunicação Institucional