Tribunal de Justiça realiza 1ª Semana de Segurança Institucional
O objetivo é capacitar servidores e magistrados sobre a importância da segurança institucional. Por isso uma semana inteira está dedicada ao tema no Poder Judiciário do Estado de Rondônia. A abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira, 24/8, no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho. Durante a semana, as comarcas de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena também sediarão eventos da Semana de Segurança Institucional do TJRO.
Na abertura da semana, o desembargador Sansão Saldanha, diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), reforçou a importância da segurança, ainda mais pela natureza das ações realizadas pela Justiça. Saldanha utilizou o exemplo da cidade americana de Nova York, que foi mobilizada por meio da cooperação e informação pela segurança das pessoas, com resultados positivos. Para o desembargador, voltar o olhar e os esforços para a questão da segurança é uma maneira de trabalhar para que haja paz, e garantir que servidores e magistrados trabalhem seguros para prestar o serviço judicial à população.
O presidente do Comitê Permanente do Segurança, desembargador Isaías Fonseca de Moraes, disse que os participantes do curso são como sementes da cultura de segurança. Ele também destacou a imagem que é a marca da Semana de Segurança, com seus diversos significados e apresentou a primeira edição do Boletim Informativo de Segurança, que será disponibilizado aos servidores e magistrados do TJRO com informações relevantes. Nesse primeiro número, a informação é referente às “Redes Sociais e sua importância no mundo atual”. Isaías Fonseca informou ainda que a Presidência do Tribunal de Justiça fará a instalação de equipamentos de detectores de metais (portais, portas giratórias, detectores de metal portáteis e raio-x de bagagem). Os equipamentos já foram adquiridos e serão instalados em cerca de 60 dias. O desembargador assinou um documento interno informando esse incremento à segurança predial nos locais onde está instalada a Justiça.
O juiz auxiliar da Presidência, João Adalberto Castro Alves e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Daniel Ribeiro Lagos, também participaram da cerimônia de abertura, que foi seguida de palestra sobre o combate à engenharia social no Poder Judiciário de Rondônia, e noções básicas sobre como os participantes podem se defender ou agir proativamente para impedir o tráfego indesejado de informações institucionais. A palestra foi ministrada pelo assessor de segurança institucional do Tribunal de Justiça, Fabiano Sérgio Paiva Dias de Sá, que é doutorando em Ciências de La Seguridad (Espanha). Máster Superior em Direccion Internacional de Seguridad e especialista em gestão e planejamento estratégico, logística e segurança; entre outros cursos e formações no Brasil e na Europa.
Mais duas palestras estão na programação deste primeiro dia da Semana de Segurança Institucional do TJRO: “Política de Segurança da Informação no Poder Judiciário de Rondônia”, ministrada pelo analista de sistemas do TJRO Luiz Fernando Viscenheski; e “Segurança Institucional na área de Recursos Humanos”, por Francisco Carlos Pereira Júnior, técnico judiciário da Divisão de Pessoal do TJRO.
Assessoria de Comunicação Institucional