Segurança Institucional do TJRO combate ataques da Engenharia Social
A informação é o bem mais valioso de qualquer instituição e por isso torna-se mais visado e desejado por engenheiros sociais. Engenharia social é um termo utilizado para descrever o método de ataque quando alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do magistrado ou servidor, para obter informações que podem ser utilizadas em locais de acesso restrito.
O assessor de segurança institucional do Tribunal de Justiça de Rondônia, Fabiano Sérgio Paiva Dias Sá, ministrou a palestra “Combatendo a Engenharia Social no Poder Judiciário”. A programação faz parte da 1ª Semana de Segurança Institucional promovida pelo Comitê Permanente de Segurança do Poder Judiciário de Rondônia, que tem por objetivo incentivar a cultura de segurança institucional aos magistrados e servidores. Hoje, 25 de agosto, a solenidade ocorreu na Comarca de Ariquemes, no auditório do Tribunal de Contas.
Durante a palestra, Fabiano Paiva explicou que atualmente há profissionais que buscam ter acesso privilegiado de servidores que possuem informações confidenciais. “O servidor não tem conhecimento que corre esse tipo de risco, e muitas vezes não está preparado. Por isso a necessidade de uma política de segurança”.
Conhecer as noções básicas de inteligência e contrainteligência, bem como combater a Engenharia Social no âmbito do Poder Judiciário no Estado de Rondônia, evita que ocorram ameaças ao sistema, vazamentos de informações, furtos, espionagem e corrupção. “Devemos instruir e conscientizar estagiários, servidores e magistrados quanto às ações realizadas pelo engenheiro social no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, nas suas instalações e na sua rede interna, bem como na utilização das redes sociais”, enfatizou o especialista.
Palestras
A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente do Comitê Gestor de Segurança, desembargador Isaías Fonseca Moraes, e da juíza de direito e diretora do Fórum de Ariquemes, Deisy Cristhian Lorena de Oliveira Ferraz.
O presidente do comitê, Isaías Fonseca, ressaltou sobre a necessidade de tornar o ambiente de trabalho seguro para o público interno e externo. “É importante promover a segurança do Poder Judiciário, criando uma cultura de segurança o que contribui para a prestação jurisdicional”.
A diretora do Fórum de Ariquemes, juíza de direito Deisy Cristhian Lorena Oliveira Ferraz, agradeceu pela escolha da comarca para a realização do evento e aos participantes, destacando que a segurança depende de todos.
O seminário conta com o apoio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia e tem como palestrantes o doutorando Fabiano Sérgio Paiva Dias de Sá, e os especialistas Luiz Fernando Viscenheski e Francisco Carlos Pereira Junior.
Assessoria de Comunicação Institucional