Notícias do TJRO
 
27/08/2015 15:37

Corregedores da Justiça de todo o país iniciam debates relevantes em evento no Rio

logo-encogerj

 Corregedores de Justiça de todo o Brasil começaram a debater melhorias na Justiça brasileira durante o encontro do Colégio de Corregedores dos tribunais estaduais. Esta edição do evento é realizada na Cidade do Rio de Janeiro e acontece desde quarta-feira (26) e segue até a próxima sexta. Os trabalhos são realizados no Tribunal de Justiça do Estado, sob o tema “Atuação Integrada do Sistema de Justiça: projetos e parcerias”. O corregedor-geral da Justiça de Rondônia, desembargador Daniel Ribeiro Lagos, e o juiz Dalmo Antônio Castro Bezerra, auxiliar da corregedoria, representam a Justiça de Rondônia no encontro.

20916449612 c130b6b3c2 z

Atualmente o Colégio constitui uma das mais importantes entidades do Sistema de Justiça, uma vez que reúne representantes de todo o Brasil com a proposta de adotar medidas concretas para o aperfeiçoamento do Judiciário. Mais uma vez o encontro terá a presença da ministra do Superior Tribunal de Justiça Nancy Andrighi, que acompanha as atividades da entidade desde que assumiu a Corregedoria Nacional de Justiça. Na qualidade de corregedora nacional, a ministra sempre demonstrou apoio aos trabalhos do Colégio, assim como vem desenvolvendo iniciativas de suporte e acompanhamento dos órgãos corregedores estaduais.

20916391342 3f5ef48ed6 z

 Neste Encoge, corregedores debaterão assuntos relacionados ao processo de comunicação no Judiciário e o funcionamento de cartórios extrajudiciais, que já oferecem diversos serviços que antes só estavam acessíveis no Judiciário. Eles vão conhecer iniciativas da Justiça Itinerante, que buscam levar os serviços judiciais à população; discutir os impactos do novo Código de Processo Civil, que entra em vigor em março de 2016 e, também, o projeto de mandado de prisão eletrônico.

Os participantes, ainda, trocarão experiências sobre o Judiciário e o meio ambiente; a mediação de conflitos e regularização fundiária, quando será apresentada uma proposta de atuação integrada entre Judiciário e Executivo.

20739383879 1c730dee4c z

Importante destacar que atualmente a Justiça de 1ª instância, na qual atuam os corregedores de Justiça dos estados, mediante os juízes de Direito, é competente para garantir a tramitação e julgamento de cerca de 90% dos processos judiciais no Brasil. Segundo estimativa do Conselho Nacional de Justiça, o País já possui quase 100 milhões de processos. O resultado do encontro visa a impactar positivamente na celeridade e diminuição dessa demanda.


Encoge

O Encontro de Corregedores é realizado três vezes ao ano, a cada quatro meses, e congrega corregedores de Justiça de todo o Brasil. A finalidade do evento é promover o intercâmbio de boas práticas, contribuindo para a melhoria da qualidade e para a prestação mais uniforme dos serviços judiciais em todo o Brasil.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria