Poder Judiciário atua para disseminar a cultura de segurança institucional
Nesta quinta-feira, 27 de agosto, servidores da Comarca de Cacoal participaram da 1ª Semana de Segurança Institucional promovida pelo Comitê Permanente de Segurança do Poder Judiciário em Rondônia, que tem por objetivo incentivar a cultura de segurança institucional aos magistrados e servidores.
Com o objetivo de reduzir o risco de roubo, fraude ou mau uso de recursos públicos, antes de conceder acesso às informações sensíveis aos sistemas de informação do Poder Judiciário de Rondônia, o magistrado, servidor ou estagiário, são adequadamente instruídos sobre as suas responsabilidades e papéis de segurança da informação. Por isso, recebem normas de procedimentos de segurança quanto aos cuidados de documentos sigilosos e segurança pessoal.
A palestra "Segurança Institucional na Área de Recursos Humanos" foi ministrada pelo Chefe de Seção de Cadastro Funcional da Divisão de Pessoal, Francisco Carlos Pereira Junior, que explicou sobre critérios de segurança que são realizados durante a admissão, desempenho e desligamentos dos servidores do PJRO.
O presidente do comitê, Isaías Fonseca, ressaltou sobre a necessidade de tornar o ambiente de trabalho seguro para o público interno e externo, "Magistrados e servidores devem compreender a necessidade de ter uma cultura segurança institucional, por meio de procedimentos que auxiliam na execução de seus trabalhos".
Durante a palestra servidores e magistrados foram conscientizados sobre as normas de segurança que devem ser adotadas na gestão de pessoal do PJRO, visando elevar o nível de proteção das informações que tramitam na instituição, incluídas aquelas referentes a processos, documentos, sistemas e qualquer outro tipo de dado que os colaboradores terão acesso.
Palestras
A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente do Comitê de Segurança, desembargador Isaías Fonseca Moraes; do juiz de direito e diretor do Fórum de Cacoal, Carlos Roberto Rosa Burck, da juiza de direito Anita Magdelaine Perez Belem, da juiza Ane Bruinjé, da juiza Emy Karla Yamamoto Roque e do juiz de direito Ivens dos Reis Fernandes.
O seminário conta com o apoio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia e tem como palestrantes o doutorando Fabiano Sérgio Paiva Dias de Sá, e os especialistas Luiz Fernando Viscenheski e Francisco Carlos Pereira Junior.
Assessoria de Comunicação Institucional