Ministra Nancy Andrighi visita comunidade atendida pela Justiça Itinerante de RO
São Carlos é um dos distritos de Porto Velho que recebem o Barco da Justiça duas vezes por ano
Entusiasta dos Juizados Especiais, a corregedora Nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, visitou nesta quinta-feira, dia 10, a comunidade ribeirinha do São Carlos, distrito de Porto Velho/Rondônia. A localidade é visitada pelo menos duas vezes ao ano pelo Barco da Justiça, unidade móvel da “Justiça Rápida Itinerante”, programa institucionalizado em 2000, mas que desde 1982 leva serviços jurisdicionais às populações mais afastadas do Estado.
“Nosso carro chefe é o barco da Justiça, mas a “Justiça Itinerante” também é realizada em todos os municípios de Rondônia, geralmente em regiões de difícil acesso”, explicou o corregedor-geral de Justiça, desembargador Daniel Ribeiro Lagos, destacando o pioneirismo do Estado. “Nós fomos o primeiro a buscar essa informalidade, justamente para atender a essa população desbravadora”, acrescentou o presidente do TJRO, desembargador Rowilson Teixeira na reunião que os próprios moradores do distrito organizaram na escola da comunidade.
“Trata-se de um povo sofrido, com todos esses problemas de enchente, sempre com a esperança de que melharas chegarão”, disse o presidente, garantido a manutenção e até a ampliação do programa. “É um compromisso meu, é compromisso do desembargador Sansão, futuro presidente, de mantermos a Justiça Rápida Itinerante em todo o Estado. É também compromisso da ministra de que a Justiça seja levada mais próxima do cidadão”, destacou.
A ministra atravessou o rio nas famosas “voadeiras”, pequena embarcação com motores de popa. Em seguida, subiu o barranco do rio, caminhou entre as casas e foi recebida pela população ribeirinha na escola da localidade, local onde conversou com algumas famílias, que contaram suas experiências ao longo da Justiça Itinerante.
Também acompanharam a ministra até São Carlos, desembargadores e juízes, que de alguma forma já foram ligados ao programa e reconhecem a importância de levar a Justiça até os locais mais isolados. “É impressionante o diálogo assertivo e fácil que os juízes mantêm com a população Eu fiquei impressionada com a facilidade que o cidadão aqui pode pedir Justiça. As pessoas exteriorizam, em momentos de verdadeira emoção, suas experiências e sabem que daqui a 60 dias eles poderão contar com o barco da Justiça. Muitos juízes, no conforto de seus gabinetes, precisam conhecer o que está acontecendo nas barrancas dos rios brasileiros”, ressaltou Nancy Andrighi.
Encarte
Uma publicação sobre a operação Justiça Rápida Itinerante foi entregue à ministra e comitiva com detalhes sobre o histórico da ação realizada há 33 anos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia. Com fotos desde a primeira operação até as mais recentes, o encarte dá a dimensão do alcance do programa bem como dados estatísticos, locais atingidos e atividades paralelas de responsabilidade social.
O material produzido pela Comunicação do TJRO será enviado também para outras autoridades ligadas aos juizados especiais de todo país.
confira abaixo o álbum da visita:
Assessoria de Comunicação Institucional