Presidente do TJRO nomeia novos juízes substitutos
Foto: Gil - CCOM / TJRO
Presidente do TJRO entrega credencial e código de ética à nova magistrada
Na sessão extraordinária, ocorrida nesta segunda-feira, 31 de março de 2014, no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, o desembargador Rowilson Teixeira, na presença dos seus pares, que compõem a Corte, deu posse aos juízes substitutos Eugênia Amábilis Gregorius, Gleucival Zeed Estevão e Rejane de Sousa Gonçalves Fraccaro, aprovados no XIX concurso público. A solenidade contou com a presença de magistrados, advogados, autoridades civis, familiares e amigos.
Ao dar início à cerimônia, o presidente do TJRO convidou os empossados para prestarem o devido compromisso. Diante da Corte e demais convidados presentes, os novos juízes prometeram desempenhar com lealdade e honradez as funções do cargo de juiz substituto da Magistratura do Estado de Rondônia, servindo à Justiça, cumprindo e defendendo a Constituição Federal.
O desembargador Valdeci Castellar Citon, em nome dos magistrados do Poder Judiciário de Rondônia, fez a saudação aos novos juízes. Na oportunidade, parafraseando o escritor Rui Barbosa, falou da importância em se ter sabedoria para buscar o equilíbrio necessário para não esbarrar na soberba e não se aproximar do ódio e da ira maledicente. “Esta sabedoria não encontramos no acúmulo de conhecimentos científicos, nos mestrados e nos doutorados, mas nas experiências vividas, no observar, no refletir e no amadurecimento do Espírito”.
Em outro trecho, Valdeci Castellar disse sobre a necessidade de serem transparentes aos jurisdicionados e aos subordinados quanto às suas condutas e atitudes, fugindo da popularidade desnecessária. “Devemos descurar do equilíbrio entre trabalho, saúde e diversão, pois além de magistrados não podemos esquecer que somos homem, mulher, esposa, esposo, pai, filho e, acima de tudo, somos cidadãos”.
Antes de encerrar a sessão, o presidente do TJRO mencionou que a escolha desta data para empossar os novos juízes foi proposital por dois motivo: O primeiro por se tratar de um dia especial em sua vida, pois foi no dia 31/03 que se tornou pai pela primeira vez. O segundo foi uma homenagem feita ao mês da mulher, tendo em vista que, dos três empossados, duas são mulheres. “Fiz questão de entregar aos senhores o código de ética da magistratura, pois independentemente de ser homem ou mulher, trabalhador, precisamos de juízes éticos”.
Rowilson Teixeira concluiu sua fala dando parabéns aos novos magistrados e desejando-lhes sucesso nessa nova trajetória profissional.
Assessoria de Comunicação Institucional