Funcionários do Poder Judiciário de Rondônia visitam o Arquivo Público
Nesta sexta-feira, 23, o Arquivo Público do Estado de São Paulo recebeu a visita de três representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
Nilza Menezes, Maurício Vigiato e Marcelo Freitas compareceram ao APESP com o objetivo de conhecer o trabalho de digitalização do acervo. Segundo os representantes, esta visita faz parte do projeto de digitalização do acervo do Centro de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia.
No Arquivo Público, a funcionária do Núcleo de Ação Educativa, Andreia Bernardo Silva, junto com o funcionário Dimas Luiz Martins do Núcleo de Microfilmagem, apresentaram o local e os equipamentos de digitalização.
"O nosso acervo é composto por toda a documentação produzida pelos cartórios do Estado. São documentos com mais de cem anos que precisam ser digitalizados para serem preservados" diz Nilza. Ela ainda acrescenta que manterá contato com o APESP na busca de auxílio no trabalho de restauração e catalogação do acervo.
"Hoje o acervo dos cartórios reúnem cerca de mil livros", acrescenta Maurício.
Nilza é historiadora e trabalha no Centro de Pesquisa; Maurício é responsável pelo setor de Tecnologia da Informação, e Marcelo Freitas é da Corregedoria do Tribunal. Mesmo exercendo suas atividades em diferentes setores, os três funcionários disseram que o trabalho exige preparo técnico e infraestrutura.
Fonte: Arquivo Público do Estado de São Paulo