“Provas no novo CPC” é tema de palestra no Poder Judiciário de Rondônia
Com auditório lotado, a Escola de Magistratura de Rondônia – Emeron realizou na noite dessa quinta-feira, 12/11, a palestra “Provas no Novo CPC”, proferida pelo juiz e doutor em direito público Rogério Montai de Lima.
O vice-diretor da Escola, juiz Ilisir Bueno Rodrigues, deu início ao evento e expressou “a honra de promover uma palestra com uma prata da casa, com alguém do Tribunal de Justiça que tem uma enorme capacidade, que é reconhecido e muito bem reconhecido como um ótimo professor”.
Ilisir Bueno disse, ainda, que a Emeron tem como objetivo não só preparar servidores e magistrados, como também a comunidade. “Este evento diz respeito a isso, de termos uma interface com a comunidade, de trabalharmos isso na sociedade, a preparação para as grandes novidades no Novo Código de Processo Civil.”
Provas no Novo CPC
Durante a palestra, Rogério Montai fez um comparativo do que foi alterado nas provas do Código de Processo Civil de 1973 e das novidades do CPC de 2015.
Grandes novidades, como inclusão de ata notarial, possibilidade de reconhecimento de prova com multimídia, gravação, videoconferência, áudio e vídeo, serão utilizadas no novo CPC, o que facilita a coleta de provas por esses meios com o uso da tecnologia. Certamente, serão exigidas perícias mais sofisticadas, capazes de acompanhar toda a evolução da informática, que não existia em 1973.
Para Montai “o novo CPC trouxe maior simplicidade, pois facilita os meios de prova; como exemplo: quando você permite que a prova seja coletada por meio de videoconferência, inclusive por um smartphone, dispensa o uso de carta precatória, de burocracia processual; então isso acaba facilitando a celeridade, ganha-se muito tendo essas possibilidades na coleta da prova”.
Assessoria de Comunicação Institucional