Notícias do TJRO
 
16/11/2015 13:08

TJRO realiza palestra “Os efeitos nocivos do álcool no trânsito e na saúde das pessoas”

O Poder Judiciário de Rondônia vem investindo em palestras de educação para combater os delitos ocorridos no trânsito de Porto Velho, considerado um dos mais violento do país. No próximo dia 27/11, o Major da Polícia Militar de Santa Catarina, Ricardo Alves da Silva, palestrará sobre o tema: “Os efeitos nocivos do álcool no trânsito e na saúde das pessoas”.

A palestra ocorrerá às 8 horas no plenário do 1º Tribunal do Júri, rua Marechal Rondon, 1928.

O projeto “Embriaguez ao volante: Preserve a Vida e não entre em choque com a Lei” surgiu em dezembro de 2009, por iniciativa da 2ª Vara Criminal, e consiste em concentrar as audiências de delito de trânsito num mesmo dia, para que as partes envolvidas possam participar de palestras educativas e refletir sobre o comportamento no trânsito e, consequentemente, mudar os hábitos que prejudiquem as relações nas vias.

As palestras têm caráter conciliador e apresentam uma nova chance ao motorista, que não é obrigado a aceitar a suspensão do processo na troca por ações educativas, porém, se recusar ou descumprir quaisquer das condições estabelecidas ou ainda vier a ser processado por outro crime, a suspensão é revogada imediatamente e ele será julgado e pode até ser preso.

Parceiros

Com a parceria das Varas Criminais de Porto Velho e o Departamento Estadual de Trânsito – Detran, o projeto tem como principal objetivo conscientizar os motoristas que cometeram algum tipo de crime no trânsito.

Currículo do Palestrante

Major da Polícia Militar de Santa Catarina, Pós Graduado em Gestão e Segurança no Trânsito, pela UNC (Universidade do Contestado) campus Concórdia-SC. Atualmente é subcomandante do 20º Batalhão da PM em Concórdia-SC, Membro do Grupo Técnico para Estudos de Assuntos de Trânsito da PMSC; Professor do Curso de Formação de instrutores da FABET (Fundação Adolfo Bósio para Educação no trânsito) e consultor das questões de trânsito pela mesma instituição, instrutor credenciado pela Cotragel. Membro da JARI Estadual de Concórdia-SC (Portaria 403 de 05/06/20011), atuando especialmente nos assuntos relacionados a trânsito e segurança pública.


Assessoria de Comunicação Institucional 

  • Compartilhar esta matéria