Comarca de Santa Luzia do Oeste realizou Projeto “Família pela Paz”
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC e o Núcleo Psicossocial – NUPS, sob orientação da Magistrada Larissa Pinho de Alencar, promoveram no dias 16 e 17 de novembro, os Encontros do Projeto “Família pela Paz”, com a contribuição de uma equipe de voluntários, também servidores do Poder Judiciário da Comarca de Santa Luzia dOeste. O Encontro reuniu pais e filhos cujas famílias se encontram em um momento de reorganização devido ao rompimento do vínculo conjugal entre os pais.
Duas equipes trabalharam, no dia 16/11 com um dos ex-cônjuges e as crianças, e no dia 17/11 com os outros ex-cônjuge e os adolescentes. O Projeto “Família pela Paz” tem o objetivo de auxiliar os pais e filhos em sua nova realidade familiar, despertando meios para o enfrentamento saudável dos conflitos dela provenientes, compreendendo e ajudando as crianças e os adolescentes, para que a ruptura do laço conjugal exerça o menor impacto possível em sua formação intelectual e psicológica. Além disso, buscou-se sensibilizar os pais acerca da importância da manutenção do vínculo afetivo entre pais e filhos, o que é essencial para as crianças e adolescentes e pode ser mais facilmente alcançado através da convivência harmônica.
Esse Projeto, em seus encontros, não visa avaliar ou julgar, mas, apenas, auxiliar a família a adaptar-se a esta fase de reorganização, prevenindo novos conflitos e disseminando a paz, objetivo primordial do Poder Judiciário.
O Encontro teve a duração de aproximadamente 02 horas, em cada dia, e foi organizado por uma equipe formada pelos servidores e voluntários Rosimeire Alves Zelotes de Almeida, Jamili Gambarte Rosa, Roberth W. Araújo e Silva, Claudia Cassandra Mendes Trovão, Silene Alves de Souza Oliveira, Matheus Rodrigues Petersen, Filipe Batista Barbosa e Hugo de Oliveira Baldez, juntamente com a Magistrada da Comarca..
Ao final, os pais e filhos assistiram a apresentação do “Coral Nosso Tom”, uma iniciativa dos servidores da Comarca de Santa Luzia dOeste para a promoção de saúde e qualidade de vida.
Um dos pais (E.G.R) disse que o encontro foi muito bom e que mudou sua concepção de vida. Outro participante (E. P) afirmou que após a participação de sua ex esposa no encontro, já notou melhora no diálogo quando foi buscar o filho. Uma adolescente, que também participou, disse que saber que outras pessoas também passam por isso ajuda a compreender a situação.
A equipe ficou imensamente agradecida com a participação e colaboração de todos, bem como em verificar que esse Projeto pode realmente fazer a diferença na vida das pessoas.
Assessoria de Comunicação Institucional