Comarca de São Miguel do Guaporé realiza o I curso de preparação para os pretendentes à adoção
A Comarca de São Miguel do Guaporé realizou na última sexta feira (20/11) o I Curso de Preparação para os Pretendentes à Adoção com participação de dezesseis pessoas interessadas na adoção de crianças e adolescentes. O curso, organizado pelo Núcleo Psicossocial, foi aberto pela juíza da Comarca, . Kelma Vilela de Oliveira. Em seguida o psicólogo Roberth Wiilyan Araújo e Silva, do TJRO, proferiu duas palestras, abordando temas como os mitos, medos e expectativas sobre a adoção e a importância do estágio de convivência e consequências da devolução.
Na parte da tarde, as atividades foram conduzidas pelo assistente social Aparecido Felipe Correia e pela psicóloga Thayssa de Oliveira Santini, que abordaram temas como Cadastro Nacional de Adoção, adoções necessárias e grupos de irmãos. Para finalizar, o promotor de Justiça, Jônatas Albuquerque Pires Rocha, discorreu sobre os aspectos legais da adoção, enfatizando a importância da adoção legal e seus benefícios para a proteção integral dos interesses e direitos de crianças e adolescentes.
Preparação
A Lei nº 12.010, de 2009, que dispõe sobre adoção, prevê que, obrigatoriamente, a inscrição de postulantes à adoção seja precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude, por isso todos os esforços foram feitos para que os pretendentes à adoção atendessem e esse passo do processo.
Assessoria de Comunicação institucional