Notícias do TJRO
 
11/12/2015 14:49

Ribeirinho tem benefício de aposentadoria concedido na Justiça Rápida Itinerante

santa catarina 11

O auxiliar de convés Mariano Ferreira Leite recebeu o benefício de aposentadoria por invalidez no barco da Justiça Rápida Itinerante no distrito de Santa Catarina, localizado no Baixo Madeira, pertencente ao município de Porto Velho. Nesta 2ª Fase as Justiças Estadual e Federal trabalham em parceira, o que facilita aos ribeirinhos resolverem seus problemas.

Para que a Justiça Federal possa conceder a aposentadoria é necessário a apresentação de documentos que comprovem a atividade que exerce, e laudos médicos que justifiquem a impossibilidade do exercício da atividade. Seu Mariano trouxe os laudos e sua carteira profissional de auxiliar de convés expedida pela Marinha do Brasil. O auxiliar de convés é responsável pela manutenção da limpeza do barco, auxilia no embarcamento de produtos e passageiros.

Para o coordenador da Justiça Rápida Itinerante, juiz Lucas Niero Flores, a parceria da Justiça Estadual e Federal traz maior celeridade processual para os moradores das comunidades ribeirinhas que, devido à distância, têm maior dificuldade para ter acesso à justiça.

Casamento              

santa catarina 22


Marinalva da Conceição e Eliseu Braga, moradores da comunidade Conceição do Galera, se casaram no barco da Justiça Rápida. A presença do 4º Ofício de Notas e Registro Civil permite a emissão das Certidões de Casamento. Marinalva e Eliseu se conheceram no hospital João Paulo II, na capital de Porto Velho. Ela foi internada após sofrer um acidente, e Eliseu estava acompanhando sua mãe, que estava doente em outro leito. Após se conhecerem no hospital, resolveram ficar juntos, e há três anos moram na comunidade de Conceição do Galera, onde Eliseu nasceu e trabalha há 31 anos.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria