Notícias do TJRO
 
21/01/2016 16:11

Professores da Emeron participam de oficina pedagógica

Preparação para atuação em sala de aula visa ao aprimoramento dos cursos ofertados

A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) realiza hoje e amanhã, 21 e 22 de janeiro de 2016, oficina pedagógica para capacitar e atualizar magistrados e servidores do Tribunal de Justiça que atuarão como docentes na Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura, curso anualmente ofertado pela Escola.

A oficina visa à preparação dos docentes para as situações de ensino e aprendizagem que vivenciarão em sala de aula, a fim de que atendam às demandas de formação exigidas, atuando em consonância com o projeto pedagógico da escola. O objetivo é de que se possibilite os professores o desenvolvimento profissional dos alunos dos cursos de pós-graduação. Magistrados e servidores do TJRO que ministram aulas nas turmas de Porto Velho e Ji-Paraná participam da formação.

O desembargador Paulo Kiyochi Mori, diretor da Emeron, deu as boas-vindas ao corpo docente e reconheceu o trabalho diário dos professores na atividade. Kiyochi afirmou contar com esse empenho durante sua gestão. “O sucesso da Escola depende da contribuição de todo o corpo docente e coloco nossa equipe à disposição para tirar dúvidas e discutir propostas para o crescimento da Emeron”.

Em seguida, o vice-diretor da Emeron, juiz de Direito Guilherme Ribeiro Baldan, explanou aos presentes sobre as diretrizes pedagógicas que serão adotadas na nova gestão, focadas na normatização das atividades. “A Emeron, como uma Escola de Governo, deve atender às legislações educacionais vigentes do Ministério da Educação (MEC). Por isso, precisamos normatizar os procedimentos pedagógicos adotados aqui”. Baldan pediu a colaboração dos professores para a construção coletiva desses regramentos. “Vamos aproveitar essa ocasião em que estamos reunidos para discutir ideias para essas normas. Precisamos da colaboração de todos para que a Escola continue melhorando a cada dia”, concluiu.

A formação é ministrada pelas professoras mestres Hélia Cardoso da Rocha e Isabel Kuniyoshi, que abordarão os processos de aprendizagem e a construção de planos de ensino. Uma inovação na oficina será a introdução ao uso de metodologias ativas de aprendizado, processo caracterizado pela inserção do aluno no ambiente sobre o qual se deseja aprender, tornando-o capaz de intervir e promover as transformações necessárias. “A metodologia ativa tem sido utilizada na França na formação de magistrados, que realizam audiências e debatem sobre elas, criando o conhecimento necessário para a atuação jurisdicional”, afirmou o vice-diretor da Emeron, Guilherme Baldan.


Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron


  • Compartilhar esta matéria