Notícias do TJRO
 
03/04/2014 20:14

Mutirão DPVAT atende mais de 150 pessoas em três dias

                     Ação segue até a sexta-feira, 4/4, em busca de conciliação nos processos                         

O primeiro mutirão de Conciliação DPVAT, coordenado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia, já atendeu mais de 150 pessoas em audiências de conciliação. A ação teve início na segunda-feira (31/3), e pretende solucionar mais de 260 processos de pessoas que sofreram acidentes de trânsito e postulam receber indenização referente ao seguro DPVAT, auxílio dado a vítimas de acidentes nas ruas e rodovias do país.

O foco da ação é dar maior celeridade aos processos judiciais que estão nas varas, com pauta diferenciada: são realizadas perícias e audiências no mesmo dia. Dessa forma, os processos serão baixados com mais agilidade durante a semana.

As ações selecionadas são provenientes das varas cíveis de Porto Velho. Para garantir o atendimento célere, o cidadão é identificado e informado sobre o tempo de espera para a perícia. Depois de passar pela avaliação dos médicos, que é acompanhada por mais dois técnicos peritos da empresa seguradora (DPVAT), a pessoa segue para a sala de audiências, onde é celebrada a conciliação e finalizado o processo.

Segundo a perita Gorete Tiê, é recomendado que o cidadão leve todos os documentos e exames que comprovem o acidente e o que aconteceu com ele, como boletim de ocorrência, atendimento hospitalar, certidão de óbito, raio-x, etc. “Tudo isso ajuda a estabelecer um nexo e quantificar as lesões”, explicou a perita.

Ação permanente

Os números foram considerados positivos pelos magistrados responsáveis pelas Varas Cíveis e pela Seguradora responsável pelo seguro DPVAT. A expectativa é de que o mutirão se transforme numa mobilização permanente. A possibilidade é de que o próximo mutirão seja em agosto. “A tendência é que a atuação das varas seja sincronizada, o que facilitará ainda mais o desenvolvimento dos trabalhos, resultando em números ainda mais expressivos”, explicou o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral Johnny Gustavo Clemes.



 Assessoria de Comunicação do TJRO

  • Compartilhar esta matéria