Varas de Família promovem oficina de Pais e Filhos
O Poder Judiciário, por meio do Serviço de Apoio Psicossocial às Varas de Família da comarca de Porto Velho, realizará no dia 19 de fevereiro, no Fórum Sandra Nascimento, a I Oficina de Pais e Filhos, voltada para famílias que passam por processo de divórcio, para que lidem de forma positiva com a nova realidade.
Trata-se de um programa recomendado pelo CNJ e que responde a uma necessidade detectada pelos profissionais ao se depararem com várias situações no atendimento aos casais em fase de ruptura do relacionamento e com filhos menores.
O programa interdisciplinar se apoia na literatura sobre os efeitos do divórcio e na importância de os pais e demais membros da família buscarem maneiras saudáveis de lidar com o término do casamento. Baseia-se em experiências exitosas de outros países, como Canadá, Estados Unidos e Portugal, que executam programas educacionais voltados às pessoas em fase de reorganização familiar.
Como resultado desses programas os casais conseguem superar as dificuldades da separação, garantindo aos filhos um ambiente acolhedor e favorável ao desenvolvimento, além de assegurar que amadureçam positivamente após o divórcio.
O público alvo são famílias com processos judiciais que revelem abordagem destrutiva de conflitos em detrimento dos filhos menores, porém a oficina também contará também com a participação dos chamados multiplicadores, ou seja: profissionais que queiram reproduzir o curso em outras esferas.
Assessoria de Comunicação Institucional