Notícias do TJRO
 
07/03/2016 15:09

Sala Cofre de TI é construída pelo Tribunal de Justiça de Rondônia

Sala cofre

O Tribunal de Justiça de Rondônia contará em breve com uma sala altamente tecnológica para abrigar os servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, e sistemas de ativos de rede. Trata-se da Sala Cofre.

Montada em um local protegido contra acesso indevido, anexo ao edifício-sede do TJRO, em Porto Velho, a sala terá piso elevado para possibilitar a passagem de cabos elétricos e de dados, armários metálicos (racks), onde serão montados os equipamentos e um ambiente totalmente controlado.

A sala cofre, que mede 23,48 m2, contará com sistemas inteligentes de detecção precoce de fumo e extinção de incêndio com gás inerte, para não afetar os equipamentos. Possuirá ainda ar-condicionado de precisão que mantém a temperatura constante, resfriando os equipamentos.  O ambiente será monitorado permanentemente, nos aspectos físico e lógico.

Segurança

Este será um ambiente de grande relevância para o Tribunal de Justiça, pois visa à proteção de equipamentos eletrônicos e mídias magnéticas contra fogo, água, umidade, gases corrosivos, campos magnéticos e radiações, roubo, vandalismo, arrombamento e acesso indevido. Outro fator de segurança é com relação às oscilações na rede de energia elétrica, comuns nessa região. A sala estará equipada para prevenir danos aos equipamentos que possam ser causados por esse tipo de sinistro.

Para a coordenadora de Informática do TJRO, Ângela Carmen, a sala caracteriza a proteção do patrimônio da TI composto pelos diversos hardwares e softwares e demais utilitários ali hospedados, bem como à segurança dos dados corporativos contidos nesses equipamentos.

               

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria