Conciliadores passam por aperfeiçoamento
Na última semana, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizou etapa de revisão das competências comportamentais do Curso de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento de Conciliadores.
No total, 37 servidores formados conciliadores em 2015, participaram do curso com o objetivo de sanar questões, dúvidas e dificuldades relacionadas ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, necessárias ao aprimoramento da função de conciliador, bem como para o desenvolvimento progressivo das competências autocompositivas.
Ministrado pelas servidoras Maria Inês Soares de Oliveira e Mariângela Aloise Onofre, e pela juíza Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres, o curso abordou em módulos teóricos a saúde emocional, as estratégias de autocuidado, recontextualização e ressignificação do conflito, entre outros assuntos. Finalizando as atividades, os servidores participaram de estágio supervisionado, em que puderam aplicar as técnicas de conciliação.
Formação de Conciliadores
A formação para conciliadores atende às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na Resolução CNJ 125/10, que estabelece a Política Nacional de Solução de Conflitos, no tocante à adequada formação e aperfeiçoamento dos servidores que atuarão nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron