Palestra sobre relações familiares inicia Semana da Paz em Casa no TJRO
A programação continua nesta terça com a palestra sobre Educação Financeira
A construção dos espaços culturais femininos e masculinos serviu de base para um bate-papo sobre as “Relações Familiares Harmoniosas”, palestra ministrada pelo psicólogo Cristiano de Paula, na abertura da Semana pela Paz em Casa, ocorrida nesta, segunda-feira, dia 7 de março, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia. Na ocasião, o magistrado responsável pela Coordenadoria de Mulheres do Poder Judiciário, o juiz Álvaro Kalix Ferro, ressaltou o importante papel do núcleo psicossocial do Juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher, dirigido pelo palestrante, que desenvolve um trabalho fundamental para que Rondônia seja destaque nacional com projetos de combate à violência doméstica.
O magistrado, que representou o presidente do TJRO na abertura do evento, referiu-se aos projetos Abraço e Semeadura, ambos dedicados ao trabalho terapêutico com agressores e vítimas de violência doméstica. Álvaro Ferro destacou, ainda, as conquistas da mulher ao longo dos anos pelo reconhecimento de seus direitos, tais como a lei Maria da Penha, a convenção de Belém (marco dos direitos humanos) e a campanha da ONU intitulada “Eles por Elas”, que trata justamente da defesa do direito da mulher pelos próprios homens.
“Daí, a importância de criarmos multiplicadores para difundir essas ideias e mudar a cultura”, reforçou o coordenador de mulheres, ao lembrar que a palestra desta segunda foi apenas o começo das atividades de um mês inteiro dedicado à conscientização. “O presidente do Tribunal está imbuído na causa e presta total apoio para que as atividades atinjam o objetivo de conscientizar a sociedade”, completou. A programação do mês da Mulher no TJRO terá uma série de eventos voltados tanto para o público interno quanto externo, a fim de disseminar a cultura de paz nos lares e combater, sobretudo, a violência alarmante que se instala em muitos lares.
Educação Financeira na terça
A programação do Mês da Mulher segue, nesta terça-feira, 8 de março, dia internacional da mulher, com a palestra “Educação Financeira”, ministrada pela servidora Elen Ângela Dutra, às 9h, no auditório do TJRO. Com carga horária de 2 horas, a palestra é voltada para as servidoras e será transmitida pela intranet para que as comarcas do interior também tenham acesso à atividade.
A palestra responde a um anseio das próprias servidoras, que cada vez mais independentes e autônomas, buscam orientações sobre uma vida financeira equilibrada e que atenda às projeções de sonhos e conquistas.
Capacitação de gestores de escolas
Nos dias 9 e 10 de março, o núcleo psicossocial do Juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher aplicará a “Capacitação de Gestores de Escolas para a disseminação da cultura da paz”, evento que ocorrerá no teatro Banzeiros, em Porto Velho.
Trata-se de um evento em parceria com as escolas municipais para ajudar a identificar a violência familiar no ambiente escolar. “Eles serão multiplicadores, que, devidamente capacitados, contribuirão para combater a violência doméstica antes que chegue a extremos”, destaca Mariângela Onofre, psicóloga do Núcleo Psicossocial.
Termo de Compromisso
Na sexta-feira, o Presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, assina, junto com líderes religiosos de todo o Estado, o “Acordo de cooperação para prevenção da violência doméstica e familiar”, resultado do Seminário “As religiões e a cultura pela paz em casa”, realizado em agosto do ano passado, por iniciativa do próprio TJRO.
“É fundamental selarmos esse pacto contra a violência doméstica com todos os setores da sociedade, sobretudo com as religiões”, reforçou o presidente ao chamar a atenção sobre a campanha “Justiça pela Paz em Casa”, que mobiliza todas as comarcas no sentido de dar vazão aos processos de violência doméstica justamente nesse período de 7 a 11 de março.
Paz em Casa, Eu abraço essa Causa
Além do agendamento de audiências referentes a processos deste tipo para resolução no referido período, conforme recomendação do próprio STF, o Tribunal de Justiça de Rondônia lançou mão de uma campanha local, que pode ser adotada por todos, por meio das redes sociais. Trata-se da #pazemcasaeuabraçoessacausa ou a reprodução da logomarca, divulgada na página do TJRO.
Assessoria de Comunicação Institucional