Seis réus são condenados pelo 1º Tribunal do Júri de Porto Velho
Durante esta semana, em três julgamentos no 1º Tribunal do Júri de Porto Velho, seis réus foram considerados culpados e condenados a penas que variam de seis a quatorze anos de prisão. Com tramitação rápida na Justiça de Rondônia, os processos apuram a responsabilização por crimes cometidos nos últimos três anos e que tiveram repercussão no meio social.
No primeiro júri da semana, na segunda-feira, Nelson Jesus Penasco foi condenado a 14 anos de prisão, em regime fechado, pela morte de Rubens Nascimento, ocorrida no dia 24 de abril de 2014, por volta das 13h, num estabelecimento comercial no Bairro São Sebastião I, na capital. A vítima foi morta com um tiro de arma de fogo.
No dia 08/03, cinco réus foram julgados pelos crimes de homicídio qualificado e formação de quadrilha. Apenas um foi absolvido. Marcos Paulo da Silva Lima foi condenado apenas pelo crime de homicídio simples e pegou pena de 7 anos, em regime fechado, por ser reincidente. Maike Domingos Agostinho foi condenado pelos dois crimes a 13 anos de prisão; Charles dos Santos Almeida e Isaque Rodrigues tiveram a pena fixada em 14 anos e três meses, pelo crime de quadrilha e pelo homicídio qualificado da vítima Ronilei Santos do Nascimento, ocorrido em 2013.
No terceiro julgamento da semana, Jadson Rodrigues de Sousa foi considerado culpado pela morte de Antônio Marcos de Araújo Prata, ocorrida no dia 25 de novembro de 2014, no Bairro Escola de Polícia. Por ser primário e ter bons antecedentes, a pena foi fixada em seis anos de prisão em regime semiaberto.
Ao final das sessões de julgamento, as sentenças foram lidas em plenário pelo juiz de Direito Enio Salvador Vaz, titular do 1º Tribunal do Júri da comarca de Porto Velho. Esses três júris fazem parte da primeira reunião periódica de 2016, que terá ainda mais 12 julgamentos até o dia 31 de março. As sessões têm início às 8h, no Fórum Criminal, no Centro da Capital.
Assessoria de Comunicação Institucional