TJRO faz oficinas de elaboração dos planos de gestão nos fóruns
O objetivo é assegurar melhor suporte à prestação jurisdicional por meio da profissionalização da administração das unidades. Essa proposta de descentralização da gestão assegura maior capacidade para administrar os bens patrimoniais, os contratos de manutenção e conservação, e a gestão de pessoas, entre outras questões do dia a dia nos fóruns de Rondônia.
Por isso o Tribunal de Justiça dá continuidade às oficinas de elaboração dos Planos de Gestão dos Fóruns. Na semana passada, a equipe da Coordenadoria de Planejamento do TJRO esteve na comarca de Rolim de Moura, onde juízes e chefes de cartórios participaram da oficina que resultará no plano de gestão local. Esta semana, nos dias 18 e 19 de abril, será realizada a oficina em Alta Floresta do Oeste, Santa Luzia do Oeste e Nova Brasilândia do Oeste.
Já foram realizadas oficinas de elaboração do plano de gestão do fórum em oito comarcas. As palestras são ministradas pela equipe técnica da Coordenadoria de Planejamento (Coplan). Parte da formação é a realização de um curso de elaboração de projetos, tendo em vista que o orçamento participativo do Poder Judiciário é elaborado, executado e acompanhado por meio dos projetos. A elaboração de planos de ação e de projetos busca capacitar o Judiciário rondoniense a uma resposta pronta e eficaz à sociedade, em cumprimento a sua missão de “oferecer à sociedade efetivo acesso à Justiça”.
Na próxima semana, de 25 a 26, é a vez de servidores e magistrados das comarcas Ji-Paraná, Costa Marques, Alvorada do Oeste, Presidente Médici, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé. Fechando o mês de abril, será feita a oficina em Ouro Preto do Oeste. No mês de maio o trabalho será levado a Jaru, Buritis e Ariquemes.
A construção do plano de gestão tem como fundamento a estratégia do Poder Judiciário rondoniense (2015/2020) e traz como identidade exatamente as necessidades mais evidentes, tal como justiça com brevidade e qualidade, caracterizada por gestão e governança, abertas à participação das pessoas que trabalham diretamente com as demandas judiciais. A equipe já ministrou o curso nas Comarcas de Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Guajará-Mirim, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno e Cacoal. Na capital, no Fórum Cível, Fórum de Família e Juizados da Infância e da Juventude.
Assessoria de Comunicação Institucional