Circulação de mostra fotográfica nas comarcas contará também com exibição de documentário
O filme “Quem Matou Eloá” discute a espetacularização da violência contra a mulher
A exposição fotográfica “Primeiro Plano”, organizada pelo Poder Judiciário de Rondônia, em reconhecimento à força e à luta das mulheres, depois de passar por unidades da Justiça na capital, segue agora para a etapa de circulação no interior do Estado, contemplando Vilhena como a primeira comarca do roteiro de 8 que participarão da itinerância. No dia da abertura da exposição, segunda-feira, dia 25 de abril, no fórum da comarca, também será exibido o documentário, “Quem Matou Eloá”, que aborda o tema da violência contra a mulher. A programação é aberta à comunidade.
Logo após a exibição do documentário, será feito um debate. A ideia é que a comunidade reflita sobre os costumes e atitudes da sociedade que vulnerabilizam milhares de mulheres e as tornam vítimas de violência. “O que propomos é uma mudança de cultura. Só assim podemos garantir a igualdade assegurada pela constituição”, explica o coordenador da Coordenadoria de Mulheres, juiz Álvaro Kalix Ferro.
Conforme esclarece o magistrado, as duas atividades são complementares. Por um lado o filme denuncia uma situação que vitimiza a mulher, por outro a exposição empodera mulheres que superaram dificuldade e lutam cotidianamente pelo reconhecimento de seus direitos.
A mostra formada por dez quadros retrata doze mulheres protagonistas, que com seus exemplos contribuem para conscientização sobre o papel da mulher na sociedade moderna. São mulheres notáveis e, ao mesmo tempo, comuns, que espelham a luta diária por oportunidades iguais, pelo tratamento digno, pelo fim de qualquer tipo de violência. Por meio de suas atitudes e trajetórias se colocam em primeiro plano, justamente para lembrar que devem ser respeitadas, nos seus diferentes papéis.
Documentário
O documentário “Quem Matou Eloá”, dirigido por Lívia Perez, foi gentilmente autorizado para exibição no projeto de circulação, pela relevância da proposta do TJRO. Os realizadores se mostraram bastante felizes em poder apresentar tão importante obra e colaborar para com a discussão de combate a violência contra a mulher.
O filme foi realizado com recursos do I Edital Carmen Santos de Cinema, iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Sinopse
Em 2009, Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel, de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV.
“Quem Matou Eloá?” traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto no ranking de países que mais matam mulheres.
Ficha Técnica
Entrevistados: Ana Paula Lewin, Analba Teixeira, Augusto Rossini, Elisa Gargiulo e Esther Hamburger
Direção: Lívia Perez
Produção Executiva: Giovanni Francischelli
Direção de Produção: Fernanda De Capua
Direção de Fotografia: Cris Lyra
Som Direto: Clara Cervantes
Montagem: Cristina Müller e Lívia Perez
Trilha Sonora: Julia Teles
Direção de Arte: André Menezes
Apoio Cultural: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Realização: DOCTELA
Assessoria de Comunicação Institucional