TJRO incentiva doação de sangue entre servidores
Também foi realizada a inscrição no cadastro de doadores de médula óssea
Na manhã desta quinta-feira (10), o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia abriu espaço para uma ação solidária, com o propósito de estimular um gesto de nobreza, que salva milhares de vidas ano após ano: as doações de médula óssea e de sangue.
A campanha "Corrente Vermelha do Bem" é fruto da parceria entre o Serviço Médico do TJRO, Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron e a Associação Amigos do Transplante de Medula (ATMO). Essa é a segunda rodada da campanha, justamente para atender as pessoas que não foram atendidas na primeira parte da mobilização, no final de fevereiro deste ano, por conta da grande procura.
Além da doação de sangue, também foi realizado a inscrição no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – REDOME, que é uma esperança para as famílias que têm crianças com leucemia, enfermidade cujo tratamento definitivo é o transplante.
De acordo com a enfermeira do Semed-TJRO, Rosana Ramalho Feitosa, será feito um cronograma anual dessa campanha, com intervalos regulares, para que as pessoas consigam fazer as doações permitidas durante o ano. “Queremos estimular cada vez mais a sensibilização e a conscientização de que esse auxílio, para quem está saudável é tão pouco, mas para quem está em um leito de hospital, precisando da doação, é essencial, é a expectativa da vida”, afirmou.
Participação
E, nessa onda de boa vontade, Max Araújo Ribeiro resolveu fazer parte mais uma vez da corrente do bem. Segundo o servidor do Judiciário, as inúmeras atividades do cotidiano dificultam a ida de muitos doadores ao Hemocentro, por isso “essas campanhas para a arrecadação sanguínea são um excelente mecanismo de coleta, pois trazem os profissionais do Hemocentro até nossos locais de trabalho, o que viabiliza um excelente canal de acesso a nós servidores”.
Saiba mais
Qualquer pessoa, entre 18 e 54 anos de idade, que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue, pode fazer o cadastro. Diferente dos transplantes de coração e pulmão, a doação de medula óssea não envolve cirurgia, apesar de o procedimento ser feito em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requerer internação por um mínimo de 24 horas.
Atualmente mil e cinquenta pacientes aguardam por transplante de medula óssea. De cada cem mil possíveis doadores, apenas um possui medula óssea compatível com a de um paciente. Para aumentar as chances dos pacientes encontrarem doadores compatíveis, é preciso que o maior número de pessoas se cadastre. O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pessoas com leucemias, linfomas e alguns tipos de anemias.
Boa vontade
A mobilização pelo gesto solidário não fica restrita apenas a um dia. Toda pessoa que tenha interesse e não conseguiu doar nesta quinta-feira, ainda tem tempo para a solidariedade. Basta procurar um posto de coleta. É preciso ter mais de 50 quilos, estar bem alimentado, levar um documento com foto e para passar pela triagem. Seja um colaborador e ajude a salvar uma vida.
Endereços da Hemorrede:
FHEMERON - Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia: Rua: Benedito de Souza Brito, s/nº, Setor Industrial - Porto Velho-RO / CEP 76.821-080 / Telefones: 0800-642-5744; 3216-2234; Fax (69) 3216-5485.
Endereços eletrônicos:
Assessoria de Comunicação do TJRO