Comarcas elaboram Plano de Gestão dos fóruns
Curso ministrado pelo setor de planejamento do TJRO em Ji-Paraná auxilia na tarefa
A tarefa de administrar também é atribuição do servidor do Poder Judiciário, mesmo atuando na área fim. Graças ao modelo de orçamento participativo, todos podem e devem participar das ações desenvolvidas para atingir as metas da Justiça, por isso o Tribunal de Rondônia investe na formação para melhorar as técnicas de gestão. A oficina de elaboração do plano de gestão dos fóruns que acontece em Ji-Paraná, por exemplo, atinge servidores de várias comarcas do interior do Estado, municiando-os para um trabalho qualificado e eficiente.
A equipe da Coordenadoria de Planejamento do TJRO aborda passo a passo, para diretores e chefes de fóruns, a metodologia de construção dos projetos e gestão dos mesmos. Orientados pela estratégia, objetivos e visões da instituição, os servidores elegem iniciativas pontuais, priorizam ações e constroem as ações que compõem a proposta orçamentária anual. “É também uma importante oportunidade de trocas. As experiências vividas nas comarcas vizinhas podem ser úteis para melhorar a nossa gestão”, opina a juíza Kelma Vilela, diretora do fórum de São Miguel do Guaporé.
Para a magistrada, a oficina traz formação e integração, pois dissemina a uniformização de procedimentos e, ao mesmo, tempo respeito às peculiaridades de cada local. “Nós, por exemplo, priorizamos a humanização. O bem estar no trabalho se traduz em bom atendimento jurisdicional”, reforçou.
A assistente de direção do fórum de Alvorada do Oeste, Gildete Maria de Almeida, também destaca os benefícios da oficina para o trabalho em equipe. “Promove um melhor entrosamento no desenvolvimento do trabalho cotidiano”, observa, ao detectar que os problemas de saúde registrados entre os servidores da comarca motivaram a equipe a priorizar uma ação pontual: a ginástica laboral diariamente. “É uma iniciativa simples, que não toma muito tempo e que não envolve muitos recursos”, finaliza.
As oficinas de gestão realizadas no prédio da Cejusc, em Ji-Paraná, ao longo desta semana (segunda a sexta-feira), atingem servidores da própria comarca, de São Miguel, Alvorada, São Francisco, Costa Marques e Ouro Preto. A equipe também aplica a oficina na vizinha comarca de Presidente Médici.
Assessoria de Comunicação Institucional